BRASILEIRA

Kátia Rocha (2001)

2001
Independente
Crítica

Cotação:

Vinda do Espírito Santo, Katia Rocha arrisca a sorte como cantora e compositora (mais a primeira que a segunda) em seu segundo álbum, Brasileira, CD autobancado. Gozando de prestígio junto a medalhões como Milton Nascimento e Flávio Venturini, ela tenta se destacar no concorrido cenário de cantoras-compositoras na MPB deste começo de terceiro milênio. Para tanto, ela conta com belo timbre vocal e o apoio precioso de seus amigos, como Sérgio Natureza (que cedeu três canções ao álbum, uma delas, Porfia, em parceria com Lenine) e o Boca Livre (Zé Renato e Maurício Maestro cantam com ela na faixa-título). Na contramão de seu talento, a cantora de voz firme sofre um pouco com arranjos que às vezes beiram o "qualquer nota", quase banalizando seus esforços.

A bem da verdade, Katia só assina uma das músicas do disco (a quase bossa nova Central Park, em parceria com a poetisa performática Elisa Lucinda). O resto do repertório vem de inéditas e de uma ou outra regravação - que acabam pecando pela obviedade. Caso de A Seta e o Alvo, de Paulinho Moska, em uma versão redimida pela sutileza com que é apresentada. No entanto, para a escolha de Paula e Bebeto (Milton Nascimento e Caetano Veloso) não há atenuantes, ainda existe o agravante de vir num arranjo plastificado, burocrático. Como recriadora, Katia logra mais êxito ao apelar para as raízes. Ela recupera o folclore capixaba em Caiana/Moça Bonita, inspirada no ritmo das congadas. A canção ganhou uma embalagem bem a contento, vibrante. Há mais pé-no-chão em Mané Gardino, samba "forrózado" vindo direto da roça, com batida contagiante e letra malandra (além de um bom trabalho de Jamil Joanes no baixo).

Das faixas inéditas, um destaque tem de ser dado para o sambinha Minha Ilha, bem caprichado com a ajuda providencial de Wilson das Neves na bateria (e no "laiá-laiá" transbordando de autenticidade). A cantora fecha o álbum com a sinuosa balada Um Breve Adeus, movida basicamente a piano, voz e uma discreta e sutil percussão. E é assim, recorrendo ao básico, que Katia Rocha consegue melhores resultados. Um disco que impressiona pouco, mas que já deixa transparecer a personalidade da cantora - que ainda pode render bons frutos mais adiante.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Brasileira Ouvir
(Elisa Lucinda, Leandro Braga)
2 Porfia Ouvir
(Sergio Natureza, Lenine)
3 Caiana / Moça bonita (Banda de Congo da Barra do Jucú) Ouvir
(Tradicional)
4 Paula e Bebeto Ouvir
(Caetano Veloso, Milton Nascimento)
5 A seta e o alvo Ouvir
(Nilo Romero, Paulinho Moska)
7 Minha ilha Ouvir
(Francisco Velasco)
8 Central Park Ouvir
(Elisa Lucinda, Kátia Rocha)
9 Mané Gardino Ouvir
(Elias Soares, Ary Monteiro)
10 Um breve adeus (Rara impressão) Ouvir
(Sergio Natureza, Leandro Braga)
 
BRASILEIRA