A BOB MARLEY
Tribo de Jah (2001)
Crítica
Cotação:
Quando um estilo musical tem um artista que pode ser considerado seu paradigma incontestável - caso do reggae e Bob Marley - realmente pode ser muito complicado gravar um tributo a esse artista. Os motivos são vários: excesso de reverência, cobrança de fãs radicais, a chance de se cair na redundância... A Tribo de Jah enfrentou essa encruzilhada no álbum A Bob Marley e, se não chegou ao zênite do ritmo jamaicano, saiu-se com dignidade na tarefa. O disco, composto praticamente apenas de músicas do rei do reggae - algumas no idioma original, mas a maioria vertida para o português - só poderá desagradar mesmo aos mais fanáticos por Marley que estejam de má vontade. No mais, e em especial para os muitos fãs da Tribo, dá para o gasto.
Vários clássicos de Marley estão no cardápio, e é nas versões em inglês que a coisa engrena melhor - em especial, nas três faixas com participação do jamaicano Junior Marvin, ex-Wailers e parceiro de Bob (I Shot The Sheriff, Is This Love e Stir It Up). Essas músicas e outras sete (das 16) do disco foram gravadas ao vivo, e ficaram prejudicadas por uma mixagem que praticamente suprime a audiência e carrega nos remendos de estúdio, meio mal-costurados. Ainda assim, rendem bons momentos (apesar da ocasional ingenuidade das letras das versões), como em Um Só Amor (versão para Is This Love, com Samuel, do Skank, nos vocais) ou Roots, Rock, Reggae. As outras músicas, gravadas em estúdio, poucas vezes escapam do caráter monocórdio do reggae-pop. A única inédita do álbum, Ligado Nas Voltas que o Mundo Dá, cai nessa armadilha. O arranjo inventivo para Mundo em Confusão (So Much Trouble In The World), com a participação de Chorão (Charlie Brown Jr.) é uma boa exceção. Falcão (O Rappa), por sua vez, já não chega a fazer tanta diferença assim em Guerra (War).
(Marco Antonio Barbosa)
Vários clássicos de Marley estão no cardápio, e é nas versões em inglês que a coisa engrena melhor - em especial, nas três faixas com participação do jamaicano Junior Marvin, ex-Wailers e parceiro de Bob (I Shot The Sheriff, Is This Love e Stir It Up). Essas músicas e outras sete (das 16) do disco foram gravadas ao vivo, e ficaram prejudicadas por uma mixagem que praticamente suprime a audiência e carrega nos remendos de estúdio, meio mal-costurados. Ainda assim, rendem bons momentos (apesar da ocasional ingenuidade das letras das versões), como em Um Só Amor (versão para Is This Love, com Samuel, do Skank, nos vocais) ou Roots, Rock, Reggae. As outras músicas, gravadas em estúdio, poucas vezes escapam do caráter monocórdio do reggae-pop. A única inédita do álbum, Ligado Nas Voltas que o Mundo Dá, cai nessa armadilha. O arranjo inventivo para Mundo em Confusão (So Much Trouble In The World), com a participação de Chorão (Charlie Brown Jr.) é uma boa exceção. Falcão (O Rappa), por sua vez, já não chega a fazer tanta diferença assim em Guerra (War).
(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
13
Em quem servirá a carapuça (Who the cap fit)
(Vrs. Fauzi Beydoun, Carlton Barrett, Aston Barrett)
(Vrs. Fauzi Beydoun, Carlton Barrett, Aston Barrett)