É SÓ ALEGRIA
Vários Intérpretes (2000)
Crítica
Cotação:
A coleção de coletâneas Bis é mais uma daquelas que inundam as prateleiras a R$ 10,90 o disco (ou quantia ainda mais em conta, dependendo da loja). A novidade (num campo tão escasso de novidades) é que, no meio de nomes que acumulam coletâneas zil (Alceu Valença, Blitz, Clara Nunes, Djavan, Ivan Lins etc), ela trouxe um enigmático volume É Só Alegria. Quem por acaso conferir vai encontrar um dos lançamentos mais estapafúrdios (e divertidos) do mercado. É uma reunião de canções mais ou menos humorísticas (ou simplesmente bizarras) recolhidas nos arquivos da EMI, Copacabana, Tapecar e outros selos. Os cultores do pop-brega podem correr atrás do volume simplesmente pela inclusão dos dois sucessos do falecido Mauro Celso: Farofa-fá e Bilu Tetéia. Os do baião de duplo sentido, por vez, vão rolar de rir com os clássicos de Sandro Becker (Julieta e O Tico-Tico), com a Dor de Dente (Melô da Bochecha) de Genival Lacerda e com pérolas obscuras como Bacurinha (Maria Alcina), Surra de Cacete (Virgílio) e Linguarada (Zenilton). Na área do samba, outros achados: Só o Ôme (Noriel Vilela), Ladrão Que Entra em Casa de Pobre Só Leva Susto (Jorge Costa) e um candidato a cover para o Planet Hemp, Mato Queimado (Exporta Samba). Como a coleção é de discos duplos, muitas surpresas ainda reserva esse É Só Alegria. Por exemplo, relembrar a malícia do chansonier Ivon Curi em Procurando Tu e Ai Meu Calo. Ou então mergulhar num capítulo desconhecido do Soul Brasil em Cinco Anos, de Miguel de Deus. Ou escutar o samba-caipira satírico Capim Gordura, composto por Laércio de Freitas e cantado pelo bossanovista Luiz Carlos Vinhas. E que tal reencontrar, depois de séculos, o suingue rural de João da Praia em O Boi Vai Atrás? Tão ampla é a seleção que, em meio disso tudo e de Mamonas Assassinas (os artistas mais recentes do disco, com Vira-Vira e Pelados em Santos) sobra espaço até para celebridades televisivas como Raul Gil (Piu-Piu), Agildo Ribeiro (Só Vou Criar Galinha, gravada pelos Golden Boys, presentes no volume com O Cabeção) e o saudoso Chacrinha (na marchinha Maria Sapatão, de João Roberto Kelly, e, em participação especial, no embalo soul de Eu Também Quero Mocotó, de Jorge Ben, na gravação do maestro Erlon Chaves). Realmente, é uma alegria – inesperada – encontrar disco assim.
(Silvio Essinger)
Faixas