Fafá Lemos 19/02/1921
Violinista, foi criança prodígio, executando um concerto para violino e orquestra de Vivaldi aos 9 anos no Teatro Municipal. Depois de algumas apresentações, abandonou o violino para concluir os estudos. Voltou a tocar em 1940, quando integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra de Carlos Machado, que tocava no Cassino da Urca.
Contratado pela Rádio Nacional em 1950, alguns anos depois foi com o violonista Laurindo de Almeida para os Estados Unidos, onde fez gravações para o cinema e acompanhou Carmen Miranda. Lá gravou também um disco com músicas brasileiras, incluindo "Aquarela do Brasil", "Na Baixa do Sapateiro" (ambas de Ary Barroso) e "Paraíba" (Humberto Teixeira/ Luiz Gonzaga).
Em 1952 formou com Garoto (violão), e Chiquinho do Acordeom o Trio Surdina, em que, além de tocar violino, também cantava. Lançaram em 1953 o primeiro disco com a gravação original de "Duas Contas" com letra e música de Garoto. No mesmo ano gravaram "Trio Surdina Toca Ary Barroso".
Voltou aos Estados Unidos para acompanhar Carmen Miranda e, depois da morte da cantora, permaneceu ainda algum tempo naquele país. De volta ao Brasil em 1956, foi diretor artístico da Victor, apresentou-se em programas de televisão e tocou em casas noturnas até 1961, quando regressou aos EUA, ficando por mais quatro anos.
Discografia
Discos de carreira
Participações