Marco Pereira
Começou a estudar violão em São Paulo, durante a juventude. Mais tarde foi para a França, onde recebeu título de mestre em violão e defendeu tese sobre Heitor Villa-Lobos. Durante o período que passou na França, se aproximou também do jazz e da música latino-americana. Atuou como concertista em diversos países europeus e participou também de concursos.
Voltou ao Brasil e utilizou seu embasamento acadêmico para criar o curso superior de violão e harmonia funcional na Universidade de Brasília. Gravou dois discos, privilegiando compositores nacionais contemporâneos, e excursionou pelos Estados Unidos no final da década de 80.
Nos anos 90 mudou-se para o Rio de Janeiro. Participou de quatro edições do Free Jazz Festival e de discos de vários artistas, atuando como violonista e arranjador. Ganhou o prêmio Sharp de música de 1994 pelo disco "Bons Encontros", com o pianista Cristóvão Bastos, consagrando-se como uma das figuras mais importantes no cenário da música instrumental.
Lançou em 1998 o elaborado CD "Valsas Brasileiras", e atualmente concilia as atividades de compositor, arranjador e violonista com a de professor da UFRJ.
Discografia
Discos de carreira