Timbalada
Grupo vocal-percussivo criado no bairro de Candeal, em Salvador, no fim da década de 80, teve como mentor, diretor, organizador e divulgador o músico Carlinhos Brown. Caracterizado pela batida dos timbales (tambores de madeira e fibra sintética, antes restritos aos terreiros de candomblé), o grupo criou um ritmo diferente, com acentuada influência africana. O lado estético é também muito marcado, e os timbaleiros, como são chamados seus integrantes, apresentam grande preocupação com o visual, que inclui corpos pintados com motivos tribais.
A Timbalada começou com integrantes da banda Vai Quem Vem, e, além dos timbales, usava outros materiais percussivos, como latas, baldes e panelas. Os primeiros ensaios ocorreram em 1989, logo chamando a atenção de turistas e da mídia. O primeiro disco, "Timbalada", foi lançado em 1993, com sucessos como "Beija-flor" e "Canto pro Mar". Em seguida vieram mais seis álbuns, além de shows em todo o Brasil e no exterior.
Além dos cinco vocalistas (Ninha, Denny, Amanda Santiago, Juju Gomes e Akira Takakura), a Timbalada conta com um grande grupo de percussionistas que se alterna nas apresentações.
Discografia
Discos de carreira