A PAIXÃO TEM MEMÓRIA
Alcione (2001)
Crítica
Cotação:
Alcione está acima dos rótulos. À esta altura de sua longa carreira, nem cabe mais cobrar quaisquer viradas "românticas" ou "bregas" em seus discos, visto que a cantora já estabeleceu há muito um padrão em seus LPs: alternar baladas derramadas - que ganham força e sinceridade com sua interpretação, e uma voz capaz de conferir dignidade a muita tranqueira sentimentalóide - e sambões legítimos. A Paixão Tem Memória não é diferente. Os ávidos por novidades podem se ressentir do confortável criativo no qual a Marrom se aboletou. Não importa: o que ela sabe fazer, ela faz com classe. E não é qualquer Miguel Plopschi na produção que vai desmentir isso.
A primeira faixa (Além da Cama) assusta um pouco, com seu sax meloso, letra melodramática ("Entreguei pra você minha vida/ E você jogou fora", cortesia Michael Sullivan/Carlos Colla) e uma suspeita filiação ao bregode. Mas era só susto mesmo. Pieguices de ocasião não colam com a Marrom, mesmo que a cantora recorra a elas de quando em quando. Já na segunda música, O Deus que Te Leva ela está de volta ao seguro território do sambão no capricho. Mais fundo de quintal há em Bate-boca, de Jorge Aragão, e também na bonita homenagem à falecida Neuma da Mangueira, em Dona Neuma, "A Rosa". Surpreende ao injetar sonoridades caribenhas no arranjo de Pedra de Responsa, com o auxílio luxuoso de Caetano Veloso. Ainda no terreno das possíveis novidades, há um rápido embarque na onda forrozeira com Você Endoideceu Meu Coração. "Truques" como este só acrescentam um saborzinho a mais na fórmula consagrada da intérprete.
Mais adiante, ela mostra que sabe soar romântica de verdade, sem precisar de clichês, como na sincera Você Me Vira a Cabeça. Adiciona mais um possível clássico a sua coleção de baladaças - a ultra-dramática A Loba, com direito a uma performance vocal arrepiante acompanhada de um trompete em surdina. E faz samba (legítimo, não pagodinho) romântico na igualmente dramática Porto D'Alma - que seria arrasada com um Elymar Santos qualquer cantando, mas que com Alcione ganha contornos convincentes de dor-de-cotovelo.(Marco Antonio Barbosa)
A primeira faixa (Além da Cama) assusta um pouco, com seu sax meloso, letra melodramática ("Entreguei pra você minha vida/ E você jogou fora", cortesia Michael Sullivan/Carlos Colla) e uma suspeita filiação ao bregode. Mas era só susto mesmo. Pieguices de ocasião não colam com a Marrom, mesmo que a cantora recorra a elas de quando em quando. Já na segunda música, O Deus que Te Leva ela está de volta ao seguro território do sambão no capricho. Mais fundo de quintal há em Bate-boca, de Jorge Aragão, e também na bonita homenagem à falecida Neuma da Mangueira, em Dona Neuma, "A Rosa". Surpreende ao injetar sonoridades caribenhas no arranjo de Pedra de Responsa, com o auxílio luxuoso de Caetano Veloso. Ainda no terreno das possíveis novidades, há um rápido embarque na onda forrozeira com Você Endoideceu Meu Coração. "Truques" como este só acrescentam um saborzinho a mais na fórmula consagrada da intérprete.
Mais adiante, ela mostra que sabe soar romântica de verdade, sem precisar de clichês, como na sincera Você Me Vira a Cabeça. Adiciona mais um possível clássico a sua coleção de baladaças - a ultra-dramática A Loba, com direito a uma performance vocal arrepiante acompanhada de um trompete em surdina. E faz samba (legítimo, não pagodinho) romântico na igualmente dramática Porto D'Alma - que seria arrasada com um Elymar Santos qualquer cantando, mas que com Alcione ganha contornos convincentes de dor-de-cotovelo.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas