A PAIXÃO TEM MEMÓRIA

Alcione (2001)

2001
Crítica

Cotação:

Alcione está acima dos rótulos. À esta altura de sua longa carreira, nem cabe mais cobrar quaisquer viradas "românticas" ou "bregas" em seus discos, visto que a cantora já estabeleceu há muito um padrão em seus LPs: alternar baladas derramadas - que ganham força e sinceridade com sua interpretação, e uma voz capaz de conferir dignidade a muita tranqueira sentimentalóide - e sambões legítimos. A Paixão Tem Memória não é diferente. Os ávidos por novidades podem se ressentir do confortável criativo no qual a Marrom se aboletou. Não importa: o que ela sabe fazer, ela faz com classe. E não é qualquer Miguel Plopschi na produção que vai desmentir isso.

A primeira faixa (Além da Cama) assusta um pouco, com seu sax meloso, letra melodramática ("Entreguei pra você minha vida/ E você jogou fora", cortesia Michael Sullivan/Carlos Colla) e uma suspeita filiação ao bregode. Mas era só susto mesmo. Pieguices de ocasião não colam com a Marrom, mesmo que a cantora recorra a elas de quando em quando. Já na segunda música, O Deus que Te Leva ela está de volta ao seguro território do sambão no capricho. Mais fundo de quintal há em Bate-boca, de Jorge Aragão, e também na bonita homenagem à falecida Neuma da Mangueira, em Dona Neuma, "A Rosa". Surpreende ao injetar sonoridades caribenhas no arranjo de Pedra de Responsa, com o auxílio luxuoso de Caetano Veloso. Ainda no terreno das possíveis novidades, há um rápido embarque na onda forrozeira com Você Endoideceu Meu Coração. "Truques" como este só acrescentam um saborzinho a mais na fórmula consagrada da intérprete.

Mais adiante, ela mostra que sabe soar romântica de verdade, sem precisar de clichês, como na sincera Você Me Vira a Cabeça. Adiciona mais um possível clássico a sua coleção de baladaças - a ultra-dramática A Loba, com direito a uma performance vocal arrepiante acompanhada de um trompete em surdina. E faz samba (legítimo, não pagodinho) romântico na igualmente dramática Porto D'Alma - que seria arrasada com um Elymar Santos qualquer cantando, mas que com Alcione ganha contornos convincentes de dor-de-cotovelo.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Além da cama Ouvir
(Michael Sullivan, Carlos Colla)
2 O Deus que te leva Ouvir
(Ronaldo Barcellos, Guilherme Maia)
3 Você me vira a cabeça (Me tira do sério) Ouvir
(Chico Roque, Paulo Sérgio Valle)
4 Bate-boca Ouvir
(Jorge Aragão)
5 A paixão tem memória Ouvir
(Solange, Ed Wilson)
6 Pedra de responsa Ouvir
(Chico César, Zeca Baleiro)
7 O fogo da nossa paixão Ouvir
(Dudu Falcão, Michael Sullivan)
8 Dona Neuma "a rosa" Ouvir
(Arlindo Cruz, Franco, Sombrinha)
10 Você endoideceu meu coração Ouvir
(Nando Cordel)
11 Deixa que eu me arrumo Ouvir
(Chico Roque, Cacá Moraes)
12 Xodó de mãe Ouvir
(Tião Motorista, Martinho da Vila)
13 Porto d'alma Ouvir
(Telma Tavares, Tainã)
14 A dor que me visita Ouvir
(Arlindo Cruz, Jorge David, Acyr Marques)
 
A PAIXÃO TEM MEMÓRIA