BIS CANTORES DO RÁDIO - TITO MADI
Tito Madi (2000)
Crítica
Cotação:
Apesar de ter começado na carreira imitando João Gilberto, o cantor favorito de Roberto Carlos sempre foi Tito Madi, a quem já prometeu várias vezes prestar homenagem, mas nunca concretizou. Quem ouvir a antologia deste CD duplo vai entender a razão. Ao contrário do baiano de Juazeiro que revolucionou a MPB com seu upercut vocal enxuto ("como um golpe de karatê", na definição do próprio), o paulista de Pirajuí ainda se permite algum vibrato (como RC) na emissão igualmente intimista. E mais: sua praia (mais que a de JG) é a canção romântica, da balada ao samba canção, embora ele também pontifique no Balanço Zona Sul (clássico de sua autoria) e aplique teleco-teco na plácida Maria de Ary Barroso. Houve até uma rivalidade entre João e Tito pela primazia da modernidade no começo da bossa que terminou em violão quebrado (de Gilberto na cabeça de Madi). Este duplo mostra que o descendente de libaneses nascido Chauki Maddi seguiu seu caminho, ainda que como cantor (a face privilegiada na seleção) também misture no repertório totens do passado (Molambo, Neste Mesmo Lugar, Pra Machucar meu Coração, Duas Contas, Chuvas de Verão), ícones da bossa (A Felicidade, Demais, Ilusão à Toa, Apelo, Eu Sei que Vou te Amar) e de seus sucessores (Pra Dizer Adeus, Atrás da Porta, Canto Triste e uma recriação de Coração Vagabundo num híbrido meio equivocado de samba e marcha rancho).
O esplêndido compositor Tito Madi fica com apenas seis das 28 faixas, entre elas o megaclássico Chove Lá Fora (envelopado numa orquestração pesada sujeita a trovoadas de cordas) além de Cansei de Ilusões, o referido Balanço Zona Sul e a bela Canção dos Olhos Tristes, entre outras. Pobre de informações no encarte (para variar), a antologia retira a maior parte de suas faixas da série de LPs intitulados A Fossa, que o cantor gravou na London (do grupo EMI) a partir de 1971. Nos arranjos para pequeno conjunto há até um metálico e saboroso cravo suingando dentro da atmosfera jazzística da maioria dos arranjos, calçada por baixo e bateria. Se na primeira edição não se mencionava o nome dos músicos não é difícil advinhar o que ocorre na atual. É lamentável, porque há belos solos de sopros, piano elétrico e o instrumental realça ainda mais a excelência do cantor que fez a cabeça (e o vocal) do Rei.(Tárik de Souza)
O esplêndido compositor Tito Madi fica com apenas seis das 28 faixas, entre elas o megaclássico Chove Lá Fora (envelopado numa orquestração pesada sujeita a trovoadas de cordas) além de Cansei de Ilusões, o referido Balanço Zona Sul e a bela Canção dos Olhos Tristes, entre outras. Pobre de informações no encarte (para variar), a antologia retira a maior parte de suas faixas da série de LPs intitulados A Fossa, que o cantor gravou na London (do grupo EMI) a partir de 1971. Nos arranjos para pequeno conjunto há até um metálico e saboroso cravo suingando dentro da atmosfera jazzística da maioria dos arranjos, calçada por baixo e bateria. Se na primeira edição não se mencionava o nome dos músicos não é difícil advinhar o que ocorre na atual. É lamentável, porque há belos solos de sopros, piano elétrico e o instrumental realça ainda mais a excelência do cantor que fez a cabeça (e o vocal) do Rei.(Tárik de Souza)
Faixas
DISCO 1
DISCO 2