BLUES ETC.
Blues Etc. (2001)
Crítica
Cotação:
Ainda que todo cantado em inglês e contendo alguns clássicos absolutos do blues americano, este álbum do duo Blues Etc. (Big Joe Manfra, violão, e Jefferson Gonçalves, gaita) é um disco de legítimo blues brasileiro. A dupla lança mão de várias participações especiais, basicamente de vocalistas convidados, para fazer um som enxuto e totalmente acústico. Recomendado para os mais puristas - fiéis à estética "voz-e-violão-à-beira-do-Mississipi" - o CD não mancha as versões originais e mantem-se digno.
As melhores canções do lote são as que contam com a voz de Leandro Marc, despontando com segurança e suingue em Fishing Blues e Spoonful, ambas pinçadas no mais ancestral baú do cancioneiro negro ianque. Outro momento a se destacar é a participação de Greg Wilson (do Blues Etílicos), canando e tocando violão em Up the Mountain Road, composta por ele mesmo. Assim como a faixa composta e interpretada pelo próprio Big Joe, Take That Woman Off My Door, a canção de Wilson não faz feio entre os outros números clássicos. Duas instrumentais levadas pelo excelente gaitista Jefferson (Calango e Jeff's Boogie) completam o panorama. Sem medo do vulto mítico de canções como Crossroads Blues, Nobody Knows You When You're Down and Out ou Sitting on the Dock of the Bay (esta, de Otis Redding, ganhou uma versão curiosamente suingada, na voz de Miriam Cohen), o Blues Etc. só teve a ganhar com a despretensão. (Marco Antonio Barbosa)
As melhores canções do lote são as que contam com a voz de Leandro Marc, despontando com segurança e suingue em Fishing Blues e Spoonful, ambas pinçadas no mais ancestral baú do cancioneiro negro ianque. Outro momento a se destacar é a participação de Greg Wilson (do Blues Etílicos), canando e tocando violão em Up the Mountain Road, composta por ele mesmo. Assim como a faixa composta e interpretada pelo próprio Big Joe, Take That Woman Off My Door, a canção de Wilson não faz feio entre os outros números clássicos. Duas instrumentais levadas pelo excelente gaitista Jefferson (Calango e Jeff's Boogie) completam o panorama. Sem medo do vulto mítico de canções como Crossroads Blues, Nobody Knows You When You're Down and Out ou Sitting on the Dock of the Bay (esta, de Otis Redding, ganhou uma versão curiosamente suingada, na voz de Miriam Cohen), o Blues Etc. só teve a ganhar com a despretensão. (Marco Antonio Barbosa)
Faixas