COM VOCÊ... MEU MUNDO FICARIA COMPLETO
Cássia Eller (2000)
Crítica
Cotação:
Enquanto não chega o esperado Acústico MTV de Cássia Eller, o melhor a se fazer é ver este Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo, registro do show que a cantora fez, em 25 de setembro de 99, no Palace (SP), com o repertório do disco de mesmo nome, lançado naquele ano. Apesar do cabelo colorido com corte moicano e da sua incurável (ainda bem!) irreverência, a Cássia que surgiu naquele espetáculo foi uma cantora aprimorada, sem os exageros dos discos anteriores. Ainda tão intensa quanto um fio elétrico desencapado, ela deu razão aos muitos que seguidamente a apontavam como uma das melhores vozes da geração 90. O show começa com a primeira música de trabalho de Com Você..., O Segundo Sol, uma das várias composições do titã Nando Reis incluídas no álbum (que, além de tudo, é por ele produzido). Cássia achou o ponto certo da interpretação na canção, amparada por uma boa banda que teceu uma tapeçaria sonora de primeira, com destaque para o guitarrista Walter Villaça e a dupla de percussionistas LanLan e Tamyma Brasil. O cenário limpo, discreto e eficiente estava bem de acordo com a nova dinâmica de palco da cantora, mais estudada. E os cortes na filmagem não prejudicam a fluência do show.
O repertório do espetáculo pega boa parte das canções do seu último disco. Em especial as de Nando, como As Coisas Tão Mais Lindas (com a participação do próprio), O Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você) e Infernal. A versatilidade de Cássia em sua nova fase é admirável. Ora, ela encara a rainha macha do baião na trinca Aprendiz de Feiticeiro (Itamar Assumpção), Coroné Antônio Bento (um João do Vale que foi sucesso com Tim Maia) e O Gosto do Amor (Gonzaguinha). Ora, é a sambista com toda a malandragem em Partido Alto (de Chico Buarque, em versão funk) e Na Cadência do Samba (clássico de Ataulfo Alves). Sentindo cada verso (e com impecável pronúncia), a cantora envereda por um Woman Is The Nigger of The World, de John Lennon e Yoko Ono, e segue pela seara beatle na 124345ª releitura já feita de Come Together - ainda com algo a dizer. Depois desta, num lance inesperado, ela emenda em uma versão de Corpo de Lama, de Chico Science & Nação Zumbi, explorando bem as percussões.
Cássia tem um certo quê mediúnico, porque consegue traduzir com perfeição obras de alguns mortos ilustres e insubstituíveis, como Cazuza (Blues da Piedade e Malandragem), Renato Russo (Eu Sei, Por Enquanto e 1º de Julho) e Kurt Cobain. Por sinal, é com Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, que ela encerra o show, num quase cover da agonia que o músico americano imprimiu a sua canção - não sobra nada no final desse show, em que a cantora se equilibra com perfeição entre os vários registros. Como extras, o DVD de Cássia traz três clipes (o sensual de O Segundo Sol, o bizarro de Nós e o bastante conhecido de Malandragem) e uma discografia, na qual infelizmente falta um CD, O Marginal, de 1992.(Silvio Essinger)
O repertório do espetáculo pega boa parte das canções do seu último disco. Em especial as de Nando, como As Coisas Tão Mais Lindas (com a participação do próprio), O Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você) e Infernal. A versatilidade de Cássia em sua nova fase é admirável. Ora, ela encara a rainha macha do baião na trinca Aprendiz de Feiticeiro (Itamar Assumpção), Coroné Antônio Bento (um João do Vale que foi sucesso com Tim Maia) e O Gosto do Amor (Gonzaguinha). Ora, é a sambista com toda a malandragem em Partido Alto (de Chico Buarque, em versão funk) e Na Cadência do Samba (clássico de Ataulfo Alves). Sentindo cada verso (e com impecável pronúncia), a cantora envereda por um Woman Is The Nigger of The World, de John Lennon e Yoko Ono, e segue pela seara beatle na 124345ª releitura já feita de Come Together - ainda com algo a dizer. Depois desta, num lance inesperado, ela emenda em uma versão de Corpo de Lama, de Chico Science & Nação Zumbi, explorando bem as percussões.
Cássia tem um certo quê mediúnico, porque consegue traduzir com perfeição obras de alguns mortos ilustres e insubstituíveis, como Cazuza (Blues da Piedade e Malandragem), Renato Russo (Eu Sei, Por Enquanto e 1º de Julho) e Kurt Cobain. Por sinal, é com Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, que ela encerra o show, num quase cover da agonia que o músico americano imprimiu a sua canção - não sobra nada no final desse show, em que a cantora se equilibra com perfeição entre os vários registros. Como extras, o DVD de Cássia traz três clipes (o sensual de O Segundo Sol, o bizarro de Nós e o bastante conhecido de Malandragem) e uma discografia, na qual infelizmente falta um CD, O Marginal, de 1992.(Silvio Essinger)
Faixas
O gosto do amor (Gonzaga Jr.)