É CACO DE VIDRO PURO

Cascabulho (2002)

2002
Via Som Music
Crítica

Cotação:

O Cascabulho está incluído naquele rol de artistas que resiste bravamente trabalhando com boa música e que (por isso) enfrentam as dificuldades impostas pelo mercado musical brasileiro. O primeiro CD Fome Dá Dor de Cabeça, foi lançado em 1998, após inúmeros adiamentos. Em 2000, o vocalista Silvério Pessoa saiu e o grupo passou por uma reformulação total. Mais alguns percalços e, dois anos depois, chega o CD É Caco de Vidro Puro, pelo selo recifense VS Music. Da formação original do grupo pernambucano permanecem Kléber Magrão (que assumiu o vocal), Marcos Lopes e Jorge Martins. A estes, uniram-se Emanuel Santana, Guga Santos e Alexandre Ferreira. O produtor Luciano Oliveira também toca no CD, que tem participações, entre outras, de Tom Zé, Fred 04, Naná Vasconcelos e Marcos Suzano.

O que mais salta aos ouvidos no novo Cascabulho é o som marcado das guitarras e violas e a valorização dos pífanos. A faixa-título do CD nem faz jus à agressividade do nome: Caco de Vidro Puro ganha pelo ponteio de viola. Das Coisas da Meia-Quadra abre com um maracatu mais que elétrico; em Choro de Lera, um cacuriá da maranhense Dona Teté, as guitarras pesadíssimas e a percussão são indissociáveis; Feira de Santana, de Tom Zé, tem participação do próprio nos vocais.

O disco tem três instrumentais, duas com pifes à frente (Pife Torto e Eu Prefiro o Baião) e a bônus Passeando em New York, parceria de Jorge Martins com o baterista americano Scott Kettner. De autoria de Jorge é também Batecum, que começa tipo "jam session" e segue por um viés cheio de balanço. É bom relevar que o percussionista é determinante na sonoridade do disco. Vale ainda citar Samba de Atitude, que tem participação de Fred 04 nos vocais e cavaquinho, e a letra de No Mundo da Rua: "Desencana com a falta d"água no chuveiro/Cozinha "pipoca moderna" no teu pandeiro/se liga na luz elétrica do candeeiro". Pode se cortar sem medo, que o que vai jorrar é música da boa.(Mônica Loureiro)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Das coisas da meia-quadra Ouvir
(Kléber Magrão, Jorge Martins, Marcos Lopes)
2 Choro de Lera Ouvir
(domínio público, Dona Teté)
4 É caco de vidro puro Ouvir
(Jorge Martins, Alexandre Ferreira, Marcos Lopes)
5 Eu prefiro o baião Ouvir
(Alexandre Ferreira)
7 Feira de Santana Ouvir
(Tom Zé)
8 Pife torto Ouvir
(Egildo Vieira)
9 No mundo da rua Ouvir
(Nilton Jr., Kléber Magrão)
10 Samba da atitude Ouvir
(Kléber Magrão, Alexandre Ferreira)
11 Batecum Ouvir
(Jorge Martins)
12 Passeando em New York (faixa bônus) Ouvir
(Jorge Martins, Scott Kettner)
 
É CACO DE VIDRO PURO