E-COLLECTION - KID ABELHA
Kid Abelha (2000)
Crítica
Cotação:
O Kid Abelha nunca teve a pretensão de ser algo além de um grupo pop. Seu diferencial é o fato de ter sido o único de sua geração a usar e abusar do sax (de George Israel) em seus arranjos. Com isso, a banda criou um estilo marcante e conseguiu um número recorde de sucessos ao longo de 18 anos de carreira que, na maioria, cumpriram bem o papel de divertir e desopilar o fígado. É bem verdade que nos anos 90 o grupo não amadureceu o quanto poderia. Os álbuns que sucederam Tudo É Permitido (1991) não acrescentaram grande coisa ao seu som. Analisando as canções dessa coletânea, vê-se que canções como Te Amo Pra Sempre ("Te amo demais/ Até daqui a pouco/ Até nunca mais"), Eu Só Penso em Você ou Eu Tive um Sonho são visivelmente mais fracas do que seus hits iniciais, como Fixação, Como Eu Quero, Amanhã É 23, Grand Hotel ou a interessantíssima No Meio da Rua ("Eu moro mesmo no meio da rua/ Pra mim a vida é dura/ Mas meu teto tem estrelas e no alto um disco voador (...) Querendo me levar pra outro mundo"). É ouvir e comparar as duas fases pois elas estão bem representadas no CD duplo E-Collection - Kid Abelha.
No capítulo raridades, há duas gravações de estréia do grupo, presentes na coletânea Rock Voador (1982): (as fracas) Distração e Vida de Cão É Chato pra Cachorro. Algumas versões ao vivo, resumidas, remixadas (como uma ótima de Lágrimas e Chuva e outra de Quem É o Poder?, com a voz de Paula Toller totalmente distorcida) e de compacto de alguns grandes sucessos também foram incluídas. Até mesmo o grande hit adolescente A Fórmula do Amor, do LP Sessão da Tarde, de Leo Jaime, com participação do Kid não foi esquecida, apesar de ser um fonograma da Sony Music. Mas o chamariz maior do álbum são três recriações inéditas na voz do grupo. A country-pop Tempted, sucesso de Marty Stewart e a balada Parole, Parole, hit meloso italiano da cantora Mina, que ganhou o mundo na versão francesa da dupla Dalida & Alain Delon (que chegou a ter em 72 uma versão impagável em português feita por Maysa, que a cantou em duo com Raul Cortez) são simpáticas - o clima drum'n'bass da segunda é especialmente interessante. Já A Noite do Meu Bem, de Dolores Duran foi destruída pelo grupo que a desidratou até torná-la uma cançãozinha insossa e sem profundidade.
(Rodrigo Faour)
No capítulo raridades, há duas gravações de estréia do grupo, presentes na coletânea Rock Voador (1982): (as fracas) Distração e Vida de Cão É Chato pra Cachorro. Algumas versões ao vivo, resumidas, remixadas (como uma ótima de Lágrimas e Chuva e outra de Quem É o Poder?, com a voz de Paula Toller totalmente distorcida) e de compacto de alguns grandes sucessos também foram incluídas. Até mesmo o grande hit adolescente A Fórmula do Amor, do LP Sessão da Tarde, de Leo Jaime, com participação do Kid não foi esquecida, apesar de ser um fonograma da Sony Music. Mas o chamariz maior do álbum são três recriações inéditas na voz do grupo. A country-pop Tempted, sucesso de Marty Stewart e a balada Parole, Parole, hit meloso italiano da cantora Mina, que ganhou o mundo na versão francesa da dupla Dalida & Alain Delon (que chegou a ter em 72 uma versão impagável em português feita por Maysa, que a cantou em duo com Raul Cortez) são simpáticas - o clima drum'n'bass da segunda é especialmente interessante. Já A Noite do Meu Bem, de Dolores Duran foi destruída pelo grupo que a desidratou até torná-la uma cançãozinha insossa e sem profundidade.
(Rodrigo Faour)
Faixas
DISCO 1
DISCO 2