FREE BOSSA
Nouvelle (2000)
2000
YBrazil?Music
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Crítica
Cotação:
Bem antes que Ed Motta começasse a traçar paralelos entre música e gastronomia – no sentido de que buscava canções tão requintadas quanto a cultuada nouvelle cuisine – já havia o Nouvelle Cuisine, banda paulistana que misturava em pratos delicados e saborosos os mais nobres ingredientes da música popular mundial. Chico Buarque, Duke Ellington, Dorival Caymmi, Noel Rosa, os irmãos Gershwin, Djavan, Rodgers & Hart se encontram na panela do grupo sem em momento algum virar gororoba ou, o que seria pior, prato-feito. Os altos padrões do Nouvelle são mantidos em Free Bossa, disco ainda fiel às origens jazzísticas da banda, mas com marcante sabor brasileiro e algumas pitadas de eletrônica, restritas ao bloco autoral do disco, que é formado pelas composições Sair do Ar, Céu do Brasil (Riquixá) (um inesperado trip hop) e a faixa-título (uma espécie de seqüência mais jazzística da anterior). O resto do CD é das mais inusitadas e inventivas recriações, basicamente acústicas e sempre suaves, com voz (Estela Cassilatti), piano Fender Rhodes, clarineta (ambas de Luca Reale), vibrafone (Guga Stroeter), guitarras, violões, violas caipiras, guitarra cubana (Maurício Tagliari), baixo (Marinho Andreotti) e percussões diversas. Na roda do Nouvelle entram canções tão diversas quanto o samba de roda Sereia, a praieira Quem Vem pra Beira do Mar, do mestre Dorival Caymmi, o clássico soul de Otis Redding Dock Of The Bay, a cubana Decidete Mi Amor (que virou uma rumbossa), a tristíssima Pra Dizer Adeus e I Loves You Porgy, uma das árias de Porgy & Bess, dos irmãos Gershwin (detalhe: em 1989, o Nouvelle Cuisine acompanhou Marisa Monte em Bess You Is My Woman Now, outra ária da mesma ópera, no disco de estréia da cantora). O clima quase camerístico de Free Bossa só é quebrado na última faixa, uma tresloucada versão free jazz de Mulher Rendeira, cheia de improvisos ornettianos. É o grand finale deste disco cuja dinâmica lembra muito a de um filme – seu roteiro, por sinal, são as excelentes notas do encarte, em que os músicos revelam ter tanta erudição quanto virtuosismo e bom gosto musical.(Silvio Essinger)
Faixas