FRONTEIRAS

Quinteto Villa-Lobos (2000)

2000
Rioarte Digital
Crítica

Cotação:

A sonoridade de um bom quinteto de sopros é tão estonteante e rica que até parece fácil escrever para essa formação. Mas não é. Escrever para um conjunto de flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote fugindo das obviedades e soluções "fáceis" é, na verdade, um desafio para arranjadores e compositores. Com largo trânsito entre o popular e o erudito, o Quinteto Villa-Lobos explora neste CD, apropriadamente intitulado Fronteiras, toda a habilidade de arranjadores que vêm se destacando neste campo. Com formação teórica e muita prática "chorona", Marcílio Lopes, Jayme Vignoli, Maurício Carrilho e Josimar Carneiro, que assinam cinco dos arranjos do disco, vêm ampliando seu espectro de atuação e transformando o arranjo brasileiro em uma prática de excelência musical rara. Fazem isso transpondo a aliança entre virtuosismo e liberdade de improvisação, típica do choro, para um ambiente diferente mas ainda mais fértil em possibilidades. Músicas de forte caráter violonístico como Di Menor e Cheio de Dedos, ambas de Guinga, por exemplo, ganham um colorido absolutamente feliz e apropriado nos arranjos de Marcílio e Jayme, respectivamente. Menos envolvido no meio chorístico mas igualmente experiente em outras bossas, Jaques Morelenbaum assina o arranjo de Suíte Norte-Sul-Leste-Oeste, de Hermeto Pascoal. Passando para a parte das composições feitas especialmente para a formação, Cantos da Vida (Gilson Peranzzetta) é uma transposição escandalosamente bela do universo pianístico do compositor, que emociona com seu início no registro grave do fagote e principalmente com o tema muito inspirado, executado pela primeira vez por um solo de trompa. Do lado de lá da "fronteira", mas na verdade sem marcar muita diferença, o Quinteto acolhe compositores contemporâneos da música erudita brasileira. Os Embalos de Edino Krieger dividem-se em Balanço e Breque, Ser ou Não Seresta e Choro Canônico, este último uma rápida e divertida brincadeira entre os instrumentos, que acaba em inesperado uníssono na nota final. Fronteiras, de Ronaldo Miranda, traz um ambiente mais tenso e menos descontraído que o resto do CD, e os quatro movimentos do Quinteto de Kaplan é uma mistura de brasileirices: fanfarra de bandas de coreto, baião estilizado, choro moderno. O Quinteto Villa-Lobos, formado por músicos de intensa atividade como solistas e professores, demonstra mais uma vez a importância de seu trabalho, de sua pesquisa, de seu cuidado no tratamento de cada nota. O resultado se traduz no prazer estético proporcionado pela audição.

Junto com Fronteiras, o Quinteto relança agora pela Kuarup o CD Quinteto em Forma de Choros, gravado em 1997 para comemorar seus 35 anos de existência, com repertório especialmente escrito para o conjunto. Contatos pelo e-mail contato@quintetovillalobos.com.br (Nana Vaz de Castro)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Suite Norte-Sul-Leste-Oeste Ouvir
(Hermeto Pascoal)
2 Di menor Ouvir
(Celso Viáfora, Guinga)
3 Ária de opereta Ouvir
(Aldir Blanc, Guinga)
4 Picotado Ouvir
(Guinga)
5 Valsa de realejo Ouvir
(Guinga, Paulo César Pinheiro)
6 Cheio de dedos Ouvir
(Guinga)
7 Cantos da vida Ouvir
(Gilson Peranzzetta)
8 Embalos: Balanço e breque Ouvir
(Edino Krieger)
9 Embalos: Ser ou não seresta Ouvir
(Edino Krieger)
10 Embalos: Choro canônico Ouvir
(Edino Krieger)
11 Fronteiras Ouvir
(Ronaldo Miranda)
12 Quinteto de sopros: Allegro Ritmico Ouvir
(José Alberto Kaplan)
13 Quinteto de sopros: Scherzo Ouvir
(José Alberto Kaplan)
14 Quinteto de sopros: Lento Ouvir
(José Alberto Kaplan)
15 Quinteto de sopros: Alla Toccata Ouvir
(José Alberto Kaplan)
 
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