INSTRUMENTISTAS BRASILEIROS

Vários Intérpretes (2001)

2001
Crítica

Cotação:

Um total de 27 anos da história da nossa música instrumental é alvo de um resgate oportuníssimo com o CD Instrumentistas Brasileiros, álbum organizado por Carlos Alberto Sion e Tárik de Souza reunindo 14 gravações feitas entre 1961 e 1988. Os diversos estilos de interpretação e a grande variedade de gêneros e ritmos abordados pelos músicos (e a própria qualidade dos intérpretes por si só) já garantiria o interesse no CD. Como se não bastasse, o disco ainda recupera alguns registros que são verdadeiras raridades fonográficas.

Cada faixa mostra um grande momento de um (ou até mais de um) músico excepcional. Vale a pena, por exemplo, comparar a agilidade do sax de Paulo Moura (verdadeiramente supersônico em Espinha de Bacalhau, de Severino Araújo) com os legendários dedos de Raphael Rabello (debulhando Samba de Uma Nota Só, e usando bem mais que apenas uma nota...). Ou então, dar um passeio pelo Nordeste - evocado na enxuta versão de Dominguinhos para Delicado (Waldir Azevedo) e na cadência exata imprimida por Rildo Hora a Respeita Januário, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. A inevitável Aquarela do Brasil ganha contornos de samba sofisticado com Sebastião Tapajós.

Os mais jazzistas irão se regalar com a soberba rendição de Nanã (do "bola da vez" Moacir Santos), numa gravação de 1964 do grupo Os Cobras (liderado pelo pianista Tenório Junior); enquanto Erlon Chaves e o Trio 3D fazem a festa dos "sampleadores" da onda acid jazz, com suas batidas dançantes para respectivamente Água de Beber (Jobim & Vinícius) e Consolação (Baden & Vinícius). Na mesma linha vêm João Roberto Kelly & Luiz Reis, duelo de pianos afiados em Boato/Lamento Bibop.

E se não houver mais argumentos, vale a emoção - ao ouvir Jacob do Bandolim, o próprio, descascando seu instrumento numa versão de 1971 de Noites Cariocas (dele mesmo), gravada ao vivo. Altamente recomendável e até instrutivo, como introdução ao rico mundo da música instrumental feita por aqui.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Espinha de bacalhau - Paulo Moura Ouvir
(Severino Araújo)
2 Samba de uma nota só - Raphael Rabello Ouvir
(Newton Mendonça, Tom Jobim)
3 Delicado - Dominguinhos Ouvir
(Waldir Azevedo)
4 Noites cariocas (Ao vivo) - Jacob do Bandolim Ouvir
(Jacob do Bandolim)
5 Nanã - Os Cobras Ouvir
(Mário Telles, Moacyr Santos)
6 Respeita Januário - Rildo Hora Ouvir
(Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira)
No meu pé de serra (Luiz Gonzaga - Humberto Teixeira)

7 Vibrações - Jacob do Bandolim Ouvir
(Jacob do Bandolim)
8 Tema do boneco de palha (Ao vivo) - Rosinha de Valença Ouvir
(Silvan Castelo Neto, Vera Brasil)
9 Boato - João Roberto Kelly e Luiz Reis Ouvir
(João Roberto Kelly)
Lamento bibop (Haroldo Barbosa - Luiz Reis)

10 Tenebroso - Déo Rian Ouvir
(Ernesto Nazareth)
11 Homenagem à Velha Guarda (Ao vivo) - Sivuca Ouvir
(Sivuca)
12 Aquarela do Brasil - Sebastião Tapajós Ouvir
(Ary Barroso)
13 Água de beber - Erlon Chaves Ouvir
(Tom Jobim, Vinicius de Moraes)
14 Consolação - Trio 3d Ouvir
(Baden Powell, Vinicius de Moraes)
 
INSTRUMENTISTAS BRASILEIROS