PARA GERSHWIN E JOBIM - 2 KITES
/ Tom Jobim (2000)
Crítica
Cotação:
Este é o segundo volume do projeto de aproximação das obras do compositor americano George Gershwin (1898-1937) e do nativo Tom Jobim (1927-1994) iniciado com um CD gravado por Mario Adnet em 1997. Se o primeiro disco tinha uma atmosfera binacional com participações de jazzistas como Eddie Gomez e Randy Brecker (flugelhorn) e de brasileiros radicados nos EUA como Romero Lubambo (violão), Nilson Matta (baixo) e Duduka Fonseca (bateria), o atual leva um recheio mais doméstico com as presenças do filho de Jobim, Paulo (que dialoga com Adnet em Chansong, cheia de sutilezas bi-lingüísticas e uma citação explícita de Gershwin), da filha do líder, Joana Adnet (que já estava no primeiro projeto) e da cantora Joyce no dueto da sinuosa Desafinada (parceria com Claudio Nucci), evocação da obra-prima do maestro (com Newton Mendonça). O desfile de (in)fusões abre na utilização da célebre Rhapsody in Blue de Gershwin como prefácio do Samba do Avião jobiniano num arranjo estruturalista. Música de surfista não precisa ser rock, como afirma a seguir a bela instrumental Surfboard, de Jobim, com sabor de pianola e flautas em dó e sol (Paulo Guimarães) deslizando nas ondas melódicas da canção. Parceria inacabada com Chico Buarque (que não chegou a letrar a música), o choro Bate Boca leva um acento modinheiro servido pelo entrançado de sopros de clarinete e clarone (Cristiano Alves). Ainda desencavando jobins preciosos e esquecidos, há a bela marchinha Two Kites ralentada por pontuação jazzística de baixo (Zeca Assumpção), escrita em inglês, que chegou a escalar em single a parada da revista Billboard, e a soturna Valsa do Porto das Caixas da trilha do filme de Paulo Cesar Sarraceni. As gershwinianas But Not For Me, Someone to Watch Over Me e Fascinating Rhythm (as duas primeiras na voz adolescente de Joana Adnet) aclimatam-se ao sincopado da bossa. Adnet ainda experimenta novas combinações (sempre observando a densidade harmônica jobiniana) em Xotistrote, Acho que Vai Ficar Bom e Na Mesma Direção (com Abel Silva). Quem sai aos seus (mestres) não degenera.
O show de lançamento do disco acontece nos dias 18, 19 e 20 de janeiro às 21h no Mistura Fina, no Rio (tel: 21 537-2844).(Tárik de Souza)
O show de lançamento do disco acontece nos dias 18, 19 e 20 de janeiro às 21h no Mistura Fina, no Rio (tel: 21 537-2844).(Tárik de Souza)
Faixas
Samba do avião (Tom Jobim)