QUANDO O SAMBA INCENDEIA

DMQ (Da Melhor Qualidade) (2001)

2001
Crítica

Cotação:

O grupo DMQ se equilibra na (nem sempre fina) linha que separa o dito pagode romântico - "bregode", para os íntimos - e o samba mais autêntico. O CD Quando o Samba Incendeia, então, é assim: às vezes pende para a pasteurização, às vezes (estas, menos freqüentes) se garante junto aos bons exemplares do gênero. Claro que o reforço do incontestável Arlindo Cruz (que toca banjo em várias faixas) e de músicos como Paulinho da Aba (pandeiro) e Gordinho (surdo) ajuda a rapaziada a manter a cabeça acima do nível da dignidade, tão vilipendiada no mundo do reco-reco nos últimos tempos.

A produção muito certinha e limpa (que por vezes abusa dos teclados de timbre manjadíssimo) anula quase toda a espontaneidade do disco. Isso não ajuda em nada composições como Paixão Fatal e Overdose de Emoção - que já nos títulos deixam claro a que vieram. Aí o nível fica quase no mesmo pé que Katinguelês e Morenos da vida. A diferença é o cantor principal, Cleverson, que tem o verdadeiro "cacoete" de sambista de verdade, bem diferente das esquálidas (embranquecidas?) performances vocais dos grupos citados. Talvez seja isso que confira uma maior honestidade a bobagens românticas como Sem Ataque e Sem Defesa ou Nosso Amor.

Nos despretensiosos - e raros - pagodinhos de fundo de quintal (Bota Fogo no Sapê, Quando o Samba Incendeia ou Seja Sambista Também, esta última de Arlindo Cruz e Sombrinha) a coisa anima um pouquinho e eles até enganam como partideiros de verdade. Entretanto, falta um tiquinho mais de rusticidade ao grupo para tanto. E também menos lugar-comum na hora de falar de amor.(Marco Antonio Barbosa)
Faixas
Ouvir todas em sequência
1 Mentira Ouvir
(Nelson Rufino)
2 Lente de contato Ouvir
(Jorge Simas, Wanderson, Zeca Pagodinho)
4 Bota fogo no sapê Ouvir
(Arlindo Cruz, Sombrinha)
5 Overdose de emoção Ouvir
(Edu, Jorge Sargento, Rogério Ximu)
6 Paixão fatal Ouvir
(Edu, Alexandre Cortez, Rogério Ximu)
8 Quando o samba incendeia Ouvir
(Paulinho Sampagode, Pedrinho Sem Braço)
Faz o pagode explodir (Carica - Prateado - Luizinho SP)

9 Sem ataque e sem defesa Ouvir
(Sombra, Adilson Victor)
10 Nos braços do divino Ouvir
(Cris, Kiki)
11 Nosso amor Ouvir
(Péricles)
13 Pode amar Ouvir
(Colibri)
14 Seja sambista também Ouvir
(Arlindo Cruz, Sombrinha)
 
QUANDO O SAMBA INCENDEIA