REGISTRO SONORO OFICIAL
Gerson King Combo / Video Hits (2001)
Crítica
Cotação:
As tais referências sessentistas que as bandas de rock brasileiras volta e meia invocam (Beatles, jovem guarda etc.) muitas vezes acabam sendo mesmo é desculpa para o sonzinho sem vergonha ou inspiração que nos empurram com seus discos. Este não é, felizmente, o caso dos gaúchos do Video Hits em seu disco de estréia, Registro Sonoro Oficial. Diego Medina e sua turma souberam filtrar o que havia de menos datado (e mais procedente) no rock daquela década e adaptá-lo ao power pop de baterias e guitarras nervosas dos 90 (Weezer, Foo Fighters e cia). Cantor dos mais talentosos (coisa não muito comum no Rock Brasil de vários momentos), Diego é também um compositor que vai além dos clichês do gênero - ele mostra ter realmente ouvido bastante coisa, com canções radiofônicas, mas melodicamente depuradas. E os arranjos, se não são inovadores, ao menos revelam um bom conhecimento de causa.
(Vo)C, a faixa de trabalho do disco, é um bom cartão de visitas do Video Hits - intensa, emocionante, com banda afiada e duas meninas fazendo coros de verdade (Vivian Schäfer e Carla Viceconti), embora não tenha os achados nonsense das letras de outras boas faixas como Joe Aipim, 5ª Embalada (cheia de referências a Roberto Carlos) e O Basset Azul. O mestre do soul brasileiro Gerson King Combo cai muito bem no meio de Furacão, soul-rock bem ao estilo Video Hits, com simpáticas citações da história do funk carioca. Impressionante também é a participação de Ronnie Von na versão de Silvia 20 Horas Domingo, pérola de seu disco psicodélico do final dos anos 60. Com faixas como essas e Trombetas de Isaías e Menino Feio (com arranjo de cordas feito por Jota Moraes e executado pelo Quarteto Guerra-Peixe), o Video Hits está, de repente, aliviando a banalidade do pop-rock brasileiro desse começo de século. O que já é bastante coisa. (Silvio Essinger)
(Vo)C, a faixa de trabalho do disco, é um bom cartão de visitas do Video Hits - intensa, emocionante, com banda afiada e duas meninas fazendo coros de verdade (Vivian Schäfer e Carla Viceconti), embora não tenha os achados nonsense das letras de outras boas faixas como Joe Aipim, 5ª Embalada (cheia de referências a Roberto Carlos) e O Basset Azul. O mestre do soul brasileiro Gerson King Combo cai muito bem no meio de Furacão, soul-rock bem ao estilo Video Hits, com simpáticas citações da história do funk carioca. Impressionante também é a participação de Ronnie Von na versão de Silvia 20 Horas Domingo, pérola de seu disco psicodélico do final dos anos 60. Com faixas como essas e Trombetas de Isaías e Menino Feio (com arranjo de cordas feito por Jota Moraes e executado pelo Quarteto Guerra-Peixe), o Video Hits está, de repente, aliviando a banalidade do pop-rock brasileiro desse começo de século. O que já é bastante coisa. (Silvio Essinger)
Faixas