SOBRE A PAIXÃO
Regina Machado (2000)
Crítica
Cotação:
Não são poucos os artistas que usam o recurso de fundir os universos musicais erudito e popular para dar um caráter "moderno" ao seu trabalho. No entanto, é sutil a linha que estabelece o limite entre um resultado ótimo e um pandemônio de violinos, guitarras e oboés. A cantora, compositora e instrumentista paulistana Regina Machado sai-se bem na empreitada. Em seu disco de estréia, utiliza combinações entre quarteto de cordas, violão, percussão e sua bela voz para dar um tom elegante ao eclético repertório. A seleção inclui composições próprias, canções de Caetano Veloso (Este Amor), Chico Buarque (a pouco gravada Uma Menina, do disco Francisco de 1987) e lieder de Schumann (1810-1856), em arranjos sóbrios e precisos de Mário Manga, que também assina a produção do CD. Regina é professora de canto lírico e popular e pela primeira vez se aventura a mostrar seu lado compositora em cinco faixas. Entre estas, destacam-se A Voz e Além do Amar (ambas em parceria com Silvia Ferreira), trabalhadas com precisão de ourives e afinação impecável não só da voz como também das cordas, um fato a se destacar no Brasil, país em que o histórico de cordas afinadas é escasso. As pequenas peças eruditas que pontuam o CD remetem ao canto lírico sem frescuras nem floreios. São peças com pouco mais de um minuto como a deliciosa Oh Lua Que Estás Tão Clara (Guerra Peixe/ Guilherme Neves), a menos inspirada Del Cabello Más Sutil, do espanhol Fernando Obradors (1897-1945) ou a lírica Ich Will Meine Seele Tauchen, tema de Schumann sobre poema de Henrich Heine. Mesmo com a segunda canção alemã (da mesma dupla de autores) criando um certo clima de dejà-vu, todas as faixas conseguem manter surpreendente coerência graças aos arranjos camerísticos, sem dúvida o grande diferencial deste lançamento. Não é música que vá tocar no rádio, por isso resta torcer para que haja boa distribuição nas lojas.
(Nana Vaz de Castro)
Faixas