TODAS AS COISAS DO MUNDO
Leonardo (2001)
Crítica
Cotação:
O ex-sertanejo Leonardo lança seu quarto disco após a morte do irmão Leandro, aparentemente querendo destruir a concorrência em sua área: a MRPB (Música Romântica Popularesca Brasileira). Dentro de seu estilo, o cara tem classe - ainda que se trate de um estilo no qual a classe é o que menos importa... Todas as Coisas do Mundo é um disco "maduro" com arranjos bem cuidados e produção acima da média. Pena que as canções não ajudem nem um pouco.
Leonardo ainda tenta surpreender, colocando na abertura do álbum Coração Espinhado, versão em português para Corazon Espinado, gravada ano passado por Santana. O arranjo original é copiado nota por nota, incluindo aquelas congas tão características e os malabarismos guitarrísticos. Ainda que a letra derrube o tom de novidade ("Como dói, como dói o coração, etc."), dá até para pensar que o disco tomará outros rumos. Não toma. Baladas breguíssimas como Tô Fora e Amanhã, previsíveis desde os primeiros acordes, abundam. Outras músicas, como a faixa-título ou O Quanto Te Amei, escapam da vala comum graças aos arranjos luxuosos (assinados por Eduardo Lages). Há alguma malandragem em Amanhã Vou Te Buscar, que cerca um refrão bem pop com violões e órgão, mas Leonardo só soa um pouquinho mais espontâneo com Dona Encrenca e Fiz Tudo Errado, únicos acenos às origens sertanejas (ainda que pasteurizadíssimas).
Quer dizer: é disco para convertidos, não para conquistar novos adeptos. Os primeiros vão adorar. Os outros ainda têm à disposição Daniel, Zezé Di Camargo, Roberto Carlos...
(Marco Antonio Barbosa)
Leonardo ainda tenta surpreender, colocando na abertura do álbum Coração Espinhado, versão em português para Corazon Espinado, gravada ano passado por Santana. O arranjo original é copiado nota por nota, incluindo aquelas congas tão características e os malabarismos guitarrísticos. Ainda que a letra derrube o tom de novidade ("Como dói, como dói o coração, etc."), dá até para pensar que o disco tomará outros rumos. Não toma. Baladas breguíssimas como Tô Fora e Amanhã, previsíveis desde os primeiros acordes, abundam. Outras músicas, como a faixa-título ou O Quanto Te Amei, escapam da vala comum graças aos arranjos luxuosos (assinados por Eduardo Lages). Há alguma malandragem em Amanhã Vou Te Buscar, que cerca um refrão bem pop com violões e órgão, mas Leonardo só soa um pouquinho mais espontâneo com Dona Encrenca e Fiz Tudo Errado, únicos acenos às origens sertanejas (ainda que pasteurizadíssimas).
Quer dizer: é disco para convertidos, não para conquistar novos adeptos. Os primeiros vão adorar. Os outros ainda têm à disposição Daniel, Zezé Di Camargo, Roberto Carlos...
(Marco Antonio Barbosa)
Faixas