TRADUÇÃO - ROBERTO MENDES & CONVIDADOS
Roberto Mendes (2000)
Crítica
Cotação:
Baiano de Santo Amaro da Purificação, Roberto Mendes faz um trabalho diferente de seu mais ilustre conterrâneo tropicalista/universalista. Mas Caetano Veloso e principalmente sua irmã Maria Bethânia (que já gravou várias músicas, além de produzir um disco dele em 1994)costumam dar uma força nessa tarefa hercúlea (e pouco reconhecida) de repescar as raízes da MPB. Este CD duplo traz num dos anzóis exemplares autênticos da chula, o samba do recôncavo baiano (das regiões canavieiras de Santo Amaro e Cachoeira) executado por grupos da região e no outro a transfiguração desse universo através de temas de Mendes com os parceiros Jota Velloso, Chico Porto, Nelson Elias e Jorge Portugal. Participam deste segundo disco, Caetano Veloso, Jussara Silveira, Margareth Menezes, Grupo Barra Vento e o recém falecido baixista Nico Assumpção.
Mendes começou sua carreira em 1972 no grupo Sangue e Raça ao lado do parceiro Portugal e Raimundo Sodré. O trio conseguiu alguma notoriedade com a música A Massa, parceria de Mendes & Portugal, defendida por Mendes & Sodré. Ex-integrante do grupo Baiafro ao lado do percussionista Djalma Corrêa, ele teve duas músicas (Filosofia Pura e Lua) gravadas por Bethânia no mítico disco Ciclo, em que ela rompia com os padrões uniformizadores da fonografia da época. Apesar disso, ele só estrearia solo em 1988, em Flama, com participações de Gilberto Gil e Edith do Prato. Em Matriz (1992), o convidado seria Caetano. Tradução abre num pot-pourri de chulas com refrões respondidos por coro, alguns conhecidos como "quem entrou na roda/ foi uma boneca/ foi uma boneca". Há jogos de palavras próximos do concretismo em Caribe, Calibre, Amor ("Cara Havana Salvador/ a utopia guerrilhalegria/ nossa fantasia/ vem da mesma dor") e um lirismo figurativo em A Beira e o Mar, faixa título do LP de Bethânia de 1984.
Sob acompanhamento singelo de palmas (Voz da Alegria, Dividiu) características das músicas de roda, Mendes (ótimo violonista que já terçou cordas com Guinga) tem um fraseado quebrado que evoca, não apenas pelo sotaque, tanto Caetano (notem o dueto da dupla em Namorar, Vem Namorar) quanto Gil, mas sem clonagem. Jussara Silveira acrescenta pungência a Maria da Canção e Margareth Menezes ressalta o balanço de Mandar Chamar. No outro CD, grupos populares mostram temas curtos de refrão & percussão rústica, do samba xaréu (Amargosa, Meu Balaio, Avoo) ao samba corrido (Farinha Fina, Me Deixa, Benção a Deus, Meu Sabiá, Canarinho da Alemanha) e partilha de boi (Conversa de Homem, Morena). Os frutos e as raizes servidos no mesmo prato do toca-CD.
(Tárik de Souza)
Mendes começou sua carreira em 1972 no grupo Sangue e Raça ao lado do parceiro Portugal e Raimundo Sodré. O trio conseguiu alguma notoriedade com a música A Massa, parceria de Mendes & Portugal, defendida por Mendes & Sodré. Ex-integrante do grupo Baiafro ao lado do percussionista Djalma Corrêa, ele teve duas músicas (Filosofia Pura e Lua) gravadas por Bethânia no mítico disco Ciclo, em que ela rompia com os padrões uniformizadores da fonografia da época. Apesar disso, ele só estrearia solo em 1988, em Flama, com participações de Gilberto Gil e Edith do Prato. Em Matriz (1992), o convidado seria Caetano. Tradução abre num pot-pourri de chulas com refrões respondidos por coro, alguns conhecidos como "quem entrou na roda/ foi uma boneca/ foi uma boneca". Há jogos de palavras próximos do concretismo em Caribe, Calibre, Amor ("Cara Havana Salvador/ a utopia guerrilhalegria/ nossa fantasia/ vem da mesma dor") e um lirismo figurativo em A Beira e o Mar, faixa título do LP de Bethânia de 1984.
Sob acompanhamento singelo de palmas (Voz da Alegria, Dividiu) características das músicas de roda, Mendes (ótimo violonista que já terçou cordas com Guinga) tem um fraseado quebrado que evoca, não apenas pelo sotaque, tanto Caetano (notem o dueto da dupla em Namorar, Vem Namorar) quanto Gil, mas sem clonagem. Jussara Silveira acrescenta pungência a Maria da Canção e Margareth Menezes ressalta o balanço de Mandar Chamar. No outro CD, grupos populares mostram temas curtos de refrão & percussão rústica, do samba xaréu (Amargosa, Meu Balaio, Avoo) ao samba corrido (Farinha Fina, Me Deixa, Benção a Deus, Meu Sabiá, Canarinho da Alemanha) e partilha de boi (Conversa de Homem, Morena). Os frutos e as raizes servidos no mesmo prato do toca-CD.
(Tárik de Souza)
Faixas
DISCO 1
E de Deus
Boneca
Arenga
Boiceará
Sereia
Papai mamãe
O galo cantou
Quero ve subi
Boneca
Arenga
Boiceará
Sereia
Papai mamãe
O galo cantou
Quero ve subi
DISCO 2
Marcha da burrinha
Hino da burrinha
Hino da burrinha
Minha burrinha
Vaqueiro
Minha canoa
Burrinha de ouro
Vaqueiro
Minha canoa
Burrinha de ouro
Periquito
Meu boi morreu
Luiza
Meu boi morreu
Luiza
Amargosa
Meu balaio
Avoo
Meu balaio
Avoo
Conversa de homem
Morena
Morena
Ai ai meu amor
Meu penar
Meu penar
Rainha do sobrado
Meia hora
Arenga
Meia hora
Arenga
Casa de palha
Embola
Embola
Farinha fina
Me deixa
Benção a Deus
Meu sabiá
Canarinho da Alemanha
Me deixa
Benção a Deus
Meu sabiá
Canarinho da Alemanha
Adeus Santo Amaro
Mulher ciumenta
Mulher ciumenta