UM ACÚSTICO BASEADO EM BLUES
Baseado em Blues (2000)
Crítica
Cotação:
Terceiro disco do grupo carioca, este Acústico, gravado ao vivo em maio de 2000 no Mistura Fina (RJ), traz uma seleção de blues, soul e rock, misturando composições próprias dos discos anteriores (todas assinadas pelo vocalista André Casquilho) e clássicos do gênero. O som é redondo e entrosado, apesar de a banda ser relativamente jovem e já ter passado por algumas mudanças em sua formação. No repertório, o Baseado encara hits obrigatórios do blues, como Sittin’ on the Top of the World (Howlin’ Wolf) ou I Got My Mojo Working (Muddy Waters), mas não fica por aí. Vai de Raul Seixas em Como Vovó Já Dizia ("quem não tem colírio usa óculos escuros") e mostra grande competência para o soul, com uma combinação pra lá de suingada de Signed, Sealed, Delivered (Stevie Wonder) e Cristina (Tim Maia). As composições de Casquilho - em inglês e português - não fogem ao estilo, e buscam respaldo no que há de mais autêntico e pungente nesta música do sul dos Estados Unidos. Dá bastante certo na maioria dos casos, como a inicial Something to Tell You, em Engano e I Am, e menos certo na melosa Poderoso Thor, mas que se recupera com o espírito Blues Boy em Sempre Brilhará. Com sua voz grave e tipicamente blueseira, o vocalista levanta a platéia em algumas faixas que se tornaram sucessos do grupo, como Madrugada Blues, e ainda cede o microfone para o guitarrista Sergio em Signed, Sealed, Delivered. Mas o som só é o que é graças ao mais que competente apoio da indispensável gaita de Jefferson Gonçalves e do piano de Pedro Augusto. É o que se pode chamar de blues carioca, e não decepciona os fãs desse estilo.
(Nana Vaz de Castro)
(Nana Vaz de Castro)
Faixas
Cristina (Tim Maia)