<i>Inties</i> começam a mostrar serviço

Gravadoras independentes turbinadas pela internet começam a concretizar seus projetos de venda e divulgação

Humberto Effe
24/11/2000
BMGV, Panela Music, NetRecords e Trama são algumas das gravadoras independentes que estão aos poucos conseguindo encontrar na internet uma forma concreta de se libertarem da dependência de um bom contrato de distribuição ou da desleal disputa pelos espaços de divulgação tradicional ( jornais, rádios e TV).

Diferentes do perfil tradicional das indies, as novas independentes podem ser chamadas de inties porque utilizam recursos da internet para estabelecer contato direto com o público de seus artistas.

A BMGV, a primeira a atuar baseada na internet, oferece boletins periódicos sobre música via e-mail e links para trechos ou músicas completas de seus artistas. Os boletins são enviados em html e as canções em Windows Audio podem ser ouvidas a partir do próprio e-mail. Entre seus artistas estão Belo Veloso, Carlinhos Vergueiro e Jorge Mautner. Existe venda de CD e os preços variam em torno de R$ 15,00. Até o final do ano a loja estará toda em ASP e operando com todos os cartões de crédito, além forma de cobrança via boleto ou depósito bancário.

A Panela Music também vai criar uma loja virtual para seus CDs, que são vendidos em bancas de jornais. Por enquanto estão disponíveis no site a audição de música e informações atualizadas de artistas como Blitz e Léo Jaime. A Panela também organizou um festival de música no Garden Hall, no Rio de Janeiro, com site próprio oferecendo o download em MP3 das músicas dos participantes.

A Net Records, ainda com site em construção, pretende ser uma provedora de conteúdo musical. O carro chefe serão os próprios artistas, com páginas próprias contendo todo o tipo de informação que quiserem publicar, inclusive músicas para ouvir e CDs para vender. Em sua página, o músico terá a oportunidade de divulgar ao público a sua programação de shows e qualquer forma de produção artística ou intelectual que tiver.

Os primeiros lançamentos serão Karnak, Katia Bronstein, Volgue Tostoi e a banda eletrônica Autoload, Mais tarde Mauricio Negão. Lobão será um parceiro da gravadora (que pertence ao mesmo grupo que lançou seu mais recente disco).

A venda de CDs em bancas de jornais está prevista para alguns artistas, como o Karnak, como complemento. Os planos incluem um concurso de MP3, onde o usuário irá resenhar e dar notas conforme a audição das músicas e assim concorrendo a prêmios que aumentam de acordo com a participação. O artista vencedor ganhará um contrato com a gravadora.

A Trama, talvez a mais importante gravadora independente em atividade, responsável pelo lançamento de boa parte da interessante nova safra da música nacional, apresenta em seu site uma relação completa de seus artistas e selos, englobando lançamentos internacionais no mercado brasileiro.

São divulgados roteiros dos compromissos de seus contratados, como Max de Castro, Simoninha e Otto. Os planos da Trama na internet, além da venda de CDs, incluem divulgação através de arquivos MP3 preparados com qualidade em seu estúdio.

O prolongamento e a rapidez destes investimentos estabelecerá um futuro viável para artistas, produtores e investidores que quiserem se libertar do viciado mercado das grandes companhias fonográficas.

Leia também:

Inties dominarão o mundo
Ânimos acirrados em debate sobre música digital