A vantagem da AOL Time Warner

Agora que a fusão está aprovada, a maior empresa de mídia do mundo tem um trunfo para a venda de música em relação ao Napster Bertelsmann

Vicente Tardin
11/01/2001
Finalmente vai ser realizada a fusão da America Online com a Time Warner, depois que a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) aprovou o negócio, avaliado em US$ 106,2 bilhões. Trata-se da maior empresa de mídia do mundo.

A fusão foi aprovada sob certas condições, relativas a serviços de mensagens instantâneas e provimento de acesso. Pelo lado da música o interessante é que a AOL Time Warner agora pode começar a operar seu serviço de venda de canções por assinatura.

A nova empresa está muito bem posicionada para vender música, pelo menos do catálogo da Warner Music, aos milhões de assinantes do serviço de provimento de acesso à internet da AOL nos Estados Unidos e outros países.

Um dos problemas principais da venda de música pela internet é fazer o usuário pagar. Mas isso não atrapalha muito no caso da America Online, que já cobra uma taxa mensal – basta oferecer ao usuário a opção de pagar um pouco mais e poder ouvir por streaming qualquer música do catálogo que pertence à empresa. Ou fazer download com proteção contra cópias.

Como os usuários da AOL usam um browser próprio e normalmente só navegam dentro dos sites que compõem a AOL, é bastante provável que uma boa parte aceite pagar para fazer o download de músicas através de um serviço melhor do que o Napster, recebendo arquivos de qualidade e sem interrupções.

Leia também:
Vantagem da AOL é poder cobrar (outubro de 2000)
AOL Time Warner prepara serviço por assinatura (outubro de 2000)
Winamp rival do Windows Media Player (julho de 2000)