Abril Pro Rock divulga sua lista para 2003

Ira!, Los Hermanos, O Rappa, Nação Zumbi, Nando Reis e DJ Dolores tocam no festival, dias 11, 12 e 13 de abril no Recife

Mônica Loureiro
14/02/2003
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, acontece em Recife, Pernambuco, um dos mais importantes festivais dentro do pop rock nacional: é mais uma edição do Abril Pro Rock, que já está com sua programação fechada. DJ Dolores e Orquestra Santa Massa, O Rappa, Nação Zumbi, Stereo Maracanã, Los Hermanos, Nando Reis e Ira! são os principais nomes escalados. A grande diferença desta 11ª edição é a presença de apenas uma atração internacional, os alemães do Terrorgruppe - e, assim mesmo, de carona. "Mesmo antes das eleições, senti que a especulação e a alta do dólar, iriam tornar impossível trazer bandas internacionais. O Terrorgruppe já vinha fazer uma turnê no país, então só o 'absorvemos'", explica Paulo André, criador e produtor responsável pelo APR.

Altos e baixos sempre fizeram parte da história do APR. Ano passado, por exemplo, estava programada uma grande festa por conta dos 10 anos do festival, mas a falta de patrocínio enfraqueceu bastante a programação. "Vemos eventos grandes como o Rock in Rio, o Free Jazz, que ficam tempos sem acontecer. O APR sempre manteve uma estabilidade, independente de planos econômicos. E valorizando a cena independente, e não só a pernambucana", destaca Paulo.

Diferente de festivais similares no eixo Rio-São Paulo, o APR não consegue cobrir seus custos apenas com a verba de patrocinadores. A dificuldade em conseguir patrocínios faz com que o festival tenha, em consequência, maior dependência de sucesso na bilheteria. "É um alto preço que pagamos para manter nossa independência. Até pouco tempo, gravadoras ligavam oferecendo atrações de graça... E também não queremos nenhuma marca ditando regras", afirma o produtor.

Sobre os artistas de renome convidados para 2003, Paulo André afirma: "Só faltava o Ira! no universo de grandes bandas que faltavam passar no APR. Ainda existem alguns nomes nacionais que não pudemos trazer; os Titãs, por exemplo. Quando eu quis trazer o grupo o empresário deles pediu um cachê absurdo. Essa também foi o caso da Cássia Eller. O resto não interessa, por serem muito comerciais."

Programação:
Sexta (dia 11)
: Palco 2 - Chico Correa (PB), Stereo Maracanã (RJ), Instituto (com B Negão, Fred Zero Quatro e Bonsucesso Samba Clube) (SP). Palco principal - O Rappa, DJ Dolores e Orquestra Santa Massa e Nação Zumbi.
Sábado (dia 12): Palco 2 - Nancyta e os Grazzers (BA), Infested Blood, Porão GB (PE) e Mukeka de Rato (ES). Palco principal - Terrorgruppe, Dead Fish, Hanagorik e Shaman
Domingo (dia 13): Palco 2 - Azabumba, Maciel Salú e O Terno do Terreiro, Junior Barreto (PE), Bitty (BA) e Cachorro Grande (RS) Palco principal - Siba, Los Hermanos, Nando Reis e Ira!