Amazon reforça seção de música para download

Varejista oferece mais downloads gratuitos de artistas conhecidos para atrair o público e conquistar mind share e alguns trocados

CliqueMusic
01/03/2001
A Amazon.com resolve mexer um pouco na seção de download de músicas, criada há tempos sem muito barulho.

A maior revenda da internet oferece downloads gratuitos de música há dois anos, de forma restrita, nos formatos Liquid Audio e MP3. A idéia até então tem sido a de acostumar seu público com os downloads e passar a vendê-los oportunamente.

Agora alguns fatos novos pedem uma mudança – a venda de música por download pode começar a se tornar expressiva, a venda de CDs não está empolgando e a Amazon precisa monetizar, ou seja, encontrar formas de aumentar as receitas.

Após detectar queda na venda de CDs, a Amazon resolveu encarar com mais atenção a opção de downloads de música. Para atrair mais público estão sendo oferecidos downloads gratuitos de músicas de artistas mais conhecidos, como Paul Simon e Pearl Jam, ou David Bowie e Caetano Veloso, dentro da coletânea beneficiente Red Hot (para testar, tentamos baixar três músicas da coletânea e nada conseguimos, pois houve erro tipo "a página não pode ser exibida", indicando algum problema momentâneo e causando má impressão).

A oferta de faixas gratuitas é feita em parceria com as gravadoras donas dos fonogramas e a iniciativa procura manter a Amazon na lembrança das pessoas como um destino para se encontrar música na forma digital. Para ampliar seu acervo, a Amazon também está convocando artistas independentes a enviarem seu trabalho, a exemplo do que fez a MP3.com desde o início.

Se a MP3.com hoje paga aos independentes em função do número de downloads, a Amazon espera se valer de doações, passando o chapéu para recolher contribuições espontâneas de fãs, como fazem os artistas de rua. A Amazon.com vai ficar com 30% do valor da gorjeta virtual. O mesmo incentivo à doação aparece no momento do download de canções da série Red Hot, com quantias a partir de US$ 1.

A varejista enfrenta atualmente um período mais difícil, devido à retração no valor das ações das empresas de internet. Sendo uma espécie de símbolo do comércio eletrônico, com seus erros e acertos, a Amazon precisa provar a seus acionistas que pode sair do prejuízo e recentemente prometeu tornar-se lucrativa até o fim do ano.

Ao mesmo tempo, está sentindo também uma diminuição nas vendas de livros, música e vídeos, seus principais negócios. Com a perspectiva do Napster tornar-se o principal destino para a aquisição de músicas na forma digital, a Amazon precisa fazer alguma coisa para manter uma fatia deste mercado, o que pode ser uma tarefa difícil em função da concorrência.

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