AOL bem posicionada

A América Online é um dos portais melhor preparados para a distribuição digital da música. Para não perder, aposta no streaming e no download também

Vicente Tardin
19/06/2000
Os grandes portais da Internet fazem tudo para atrair o máximo possível de audiência e sabem que a música está entre os maiores interesses do público.

Quem tiver o direito de reproduzir ou vender as músicas de sucesso estará bem posicionado na competição que envolve grandes empresas da Internet, como Yahoo, American Online, MSN, Terra-Lycos e outros endereços de grande tráfego.

Os grandes portais americanos estão em negociações com as grandes gravadoras, ainda procurando um modelo que se seja conveniente e lucrativo para as partes. Por enquanto não há uma definição clara, mas a opção pelo streaming através de assinaturas pagas e pelo download pago são possibilidades fortes.

A America Online, por exemplo, vem conversando com gravadoras e procura se encaminhar para estes dois modelos. Em junho do ano passado adquiriu por US$ 400 milhões três empresas destacadas – a Spinner.com (que hoje transmite mais de 120 canais de música), a Nullsoft (criadora do Winamp, um dos players MP3 mais usados) e a Shoutcast (streaming de áudio baseado no Winamp). A AOL investe também nos sites Farmclub.com e Riffage.com.

A AOL é uma das maiores empresas do mundo e tem sérias ambições no ramo da mídia, inclusive envolvendo a televisão. O modelo de assinatura é bastante conveniente em seu caso, considerando que já cobra uma taxa mensal de provedor.

Sua enorme audiência nos EUA também ajuda nas negociações com as gravadoras. Fora o detalhe importantíssimo: se tudo seguir como planejado, a AOL será dona da Time Warner, que por sua vez deverá unir-se à EMI.

Leia também:
Yahoo pode vender por assinatura
MP3.com e gravadoras se acertam
O que é streaming, o que é download?
Estudo revela demanda para download pago