AOL vai dar show de marketing no Rock in Rio

Provedor de acesso investiu US$ 20 milhões para patrocinar o festival e vai aproveitá-lo ao máximo para conseguir novos assinantes

Vicente Tardin
04/01/2001
A America Online divulgou à imprensa as principais ações de marketing que desenvolverá durante o festival Rock in Rio, que acontece agora de 12 a 21 de janeiro.

A AOL Brasil é patrocinadora do evento e está aproveitando ao máximo o festival para promoções visando obter novos assinantes para seus serviços de provimento de acesso.

Depois de um mal começo em 99, quando esperava ótimos resultados mas foi recebida com indiferença pelo público brasileiro, a AOL trocou de presidente e de estratégia. Tornou-se sócia do Banco Itaú no ano passado, quando o banco ficou com 12% das ações da AOL Latin America em troca de permitir ao portal a oportunidade de conquistar parte dos clientes que já acessam os serviços de home banking e outros 2 milhões na época considerados potenciais usuários de internet.

Em seguida a AOL Latin America, tendo como principais acionistas a America Online, o grupo venezuelano Cisneros e o Banco Itaú, abriu capital na bolsa Nasdaq nos Estados Unidos. No documento que encaminhou à SEC (Securities and Exchange Commission) em agosto do ano passado, a AOL Latin America informou que foi US$ 20 milhões o valor do contrato de patrocínio exclusivo do festival de música Rock in Rio. O valor seria pago mensalmente entre maio e dezembro do ano passado, segundo os documentos.

Bem, chegou o mês de janeiro e objetivo agora é construir uma imagem boa para o provedor, associada a iniciativas em torno do movimento 'Por um mundo melhor', peça de resistência do Rock in Rio 3, criada por publicitários.

Segundo o release divulgado, logo na entrada da Cidade do Rock, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, uma equipe de 100 pessoas distribuirá adesivos verdes, amarelos ou vermelhos, a serem usado pelos jovens de acordo com sua disposição de travar novos relacionamentos. Quem quiser papo, escolhe o verde, quem estiver acompanhado é bom usar o vermelho. O amarelo é para os mais ou menos.

Os visitantes serão incentivados a pintar os cabelos e o rosto de verde, amarelo e azul, cores do Brasil e do logotipo do portal. Os mais entusiasmados poderão fazer tatuagens com o logotipo da AOL.

Duas grandes tendas terão computadores com acesso à internet e em volta uma equipe de promotores estará usando câmeras digitais para tirar fotos dos visitantes, que serão publicadas no portal.

Naturalmente também não faltarão os CDs com o browser especial da AOL – que nos Estados Unidos é utilizado amplamente mas no Brasil ainda encontra resistências justamente por ser diferente do Explorer ou Netscape que todos usam. Trata-se de um sistema de navegação feito para ser simples mesmo ao usuário mais inexperiente. O sistema também procura evitar que o usuário navegue fora do portal, o que é possível mas pouco óbvio aos mais novatos. A difusão e aceitação entre nós deste browser é fundamental para os planos de crescimento da AOL.

No Rock in Rio serão distribuídos cerca de 700 mil CDs de instalação com o atrativo extra de conterem a gravação da música tema do festival.

A presença do portal poderá ser notada por meio de sete painéis frontlights e dois infláveis instalados por toda a área do evento. Nas principais vias de acesso ao local haverá 120 outdoors. Haverá também 300 painéis em ônibus que farão o trajeto para o local dos shows. Cinqüenta promotoras uniformizadas estarão com bandeiras em 15 pontos estrategicamente escolhidos do Rio de Janeiro, entregando a programação do dia e convidando o público a participar.

Tempos modernos, tão distantes do festival de Woodstock, onde não havia marketing e nem internet, mas se apresentou Jimi Hendrix.

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