Aquela canção do Roberto...
Nomes da MPB de várias gerações escolhem as suas favoritas do repertório do Rei, que hoje completa 60 anos de idade
CliqueMusic
19/04/2001
"Você precisa tomar um sorvete na lanchonete
Andar com a gente, me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto..."
(Baby, Caetano Veloso, 1968)
Quantas canções de Roberto Carlos marcaram a vida do povo brasileiro desde que ele despontou para o sucesso há 38 anos, com Splish Splash e O Calhambeque ? Quem for contar vai se perder. Um dos pouquíssimos músicos que podem se orgulhar de fazer parte do inconsciente coletivo brasileiro, ele completa hoje, quinta-feira, 60 anos de idade. Com seu estilo discreto, o Rei vai apenas passar o dia com a mãe, os filhos e parentes próximos, além de - como de costume - ir à missa. Mas muitos fãs vão comemorar a data o dia inteiro ouvindo suas canções preferidas entre o vasto repertório do cantor - seja aquelas da lavra de Roberto-Erasmo (a maior dupla de hitmakers que o país já conheceu), como de outros compositores.
Mas, assim como os pobres mortais, os grandes nomes da música brasileira também têm "aquela canção do Roberto" que marcaram suas vidas - não à toa, ele é um dos artistas mais regravados por aqui, e por absolutamente todos os setores da MPB. Eis aqui um pequeno painel que CliqueMusic mostra com exclusividade aos seus leitores. Artistas egressos da Era do Rádio, da bossa nova, da jovem guarda, dos festivais da canção, cantores românticos em geral, roqueiros, DJs de música eletrônica... todos escolheram suas preferidas. Detalhes e Quero que Vá Tudo pro Inferno (que o Rei, por razões religiosas, hoje em dia se recusa a cantar) foram as mais votadas. Confiram...
Rita Lee
"A minha favorita robertocarleana pauleira é Quero que Vá Tudo pro Inferno e a robertocarleana romântica é Detalhes . A primeira porque representa a fase roqueira do véio que tanto me inspirou, e a segunda porque ele coloca em nossas bocas o que todo apaixonado gostaria de dizer para o ser amado."
DJ Patife
"Ah! foi Emoções... Porque a letra é linda e às vezes vivi a situação da música e isso me emociona muito..."
Nana Caymmi
"É Quero Vá Tudo Pro Inferno . Não morava no Brasil na época que conheci essa música. Estava na Venezuela e tive uma surpresa gratíssima. Foi mais ou menos na mesma época em que surgiu também o Jorge Ben, ambos com sucesso enorme. Cantava muito essa música para Stelinha e Denise, minhas filhas. Irreverente como sou, adoro aquela letra. Mas nada de Emoções... já chega o que eu canto!"
Adriana Calcanhotto
"São muitas canções. Cada repertório que armo em minha carreira tem sempre uma canção dele - tem que ter sempre o ponto de vista dele em algum momento. Realmente, não dá para dizer uma só, são muitas."
Agnaldo Rayol
"Detalhes me marcou muito, canto sempre nos meus shows. E tem uma que não é dele, mas que ele imortalizou que é Outra Vez, da Isolda. Detalhes, porém, é a mais forte, lembra-me de uma época da minha vida e de um romance. E tenho certeza que isso não acontece só comigo, deve se repetir com milhões de brasileiros. Quantos romances as melodias de Roberto já não devem ter embalado? Ele é o maior ídolo de todos os tempos da música brasileira".
Maurício Pereira (ex-Os Mulheres Negras)
"Quando ouço a voz dele, no rádio, parece até que Deus existe. É uma voz muito especial. Acho que as melhores canções do Roberto Carlos são as da transição da Jovem Guarda para a fase mais romântica. Para mim, Quero Que Vá Tudo Pro Inferno , As Curvas da Estrada de Santos e Detalhes são as campeãs. Nos meus últimos shows tenho cantado Namoradinha de Um Amigo Meu , Debaixo dos Caracóis , Nossa Canção e É Preciso Saber Viver ."
Wanderléa
Não Quero Ver Você Triste me marcou porque foi logo no início da nossa carreira. Foi a primeira canção que ele fez com o Erasmo, caprichando na harmonia, e logo me encantou. Até então, ele compunha mais aqueles roquinhos. Ela é linda e eterna, se canta até hoje."
Nora Ney
"É Jesus Cristo . Porque sou filha de Jesus." (risos).
Déo Rian
(bandolinista, que em 1976 gravou o disco instrumental Déo Rian Toca para o Rei Roberto Carlos com harpa, clarineta, oboé, violões e percussão)
"Gravei o disco por sugestão do produtor, porque não é muito a minha praia. Mas a música que mais gosto é Detalhes , que é realmente muito bonita".
Frank Jorge (ex-Graforréia Xilarmônica)
"Apesar de um pouco manjada - até o Ira! regravou -, eu escolho Você Não Serve Pra Mim , que é do Renato Barros, do Renato & Seus Blue Caps. Aquele riff de guitarra com efeito fuzz foi uma aula para mim. O órgão sola quase toda a música e a seqüência de acordes é demais - ela poderia ter sido feita por uma banda lá de fora. Além do mais, a letra é muito forte, um canto de revolta e esperança. E a interpretação do Roberto tem muito feeling. Essa música deve ter sido a trilha sonora de muitos relacionamentos."
Fafá de Belém
"Do Fundo do Meu Coração. Acho das grandes canções do Roberto. Ela mexe comigo, foi até motivo de um disco meu que levou esse título. Esse meu novo disco, Maria de Fátima Palha Figueiredo é justamente a seqüência daquele. Essa música tem uma grande construção melódica, a angústia da letra casa perfeitamente com a da música."
Roberto Menescal
"Detalhes ... Lembro-me que eu cheguei a tentar roubar um tape dessa música para lançar com um cantor da Philips [de onde Menescal era diretor artístico]. Subornei um auxiliar da CBS e gravei com um rapaz, mas não consegui a autorização dele. Fiquei tão louco pela música que nove anos depois, quando o Erasmo fez um disco com convidados, chamei a Gal para participar exatamente dessa faixa."
Zélia Duncan
"Robertão, meu vizinho! Roberto gravou muitas coisas dos outros, né? Negro Gato é dele? [é de Getúlio Côrtes] Se for, fico com essa, acho que tem uma sensualidade malandra, que nem é muito comum nele. Mas Roberto sempre foi um cara bonito, adorava o jeito dele se vestir antigamente, essa música escorrega. Se não for, escolho Quero Que Vá Tudo Pro Inferno , que eu cantava quando era criancinha, segundo minha supermãe coruja. Eu passava muito tempo brincando sozinha e cantando baixinho, Roberto estava sempre entre meus hits".
Leny Andrade
"Escolho Olha , que eu também gravei. É a que mais me marcou, por tudo. Foi a música mais tocada no Brasil inteiro quando ele gravou e é a música do Roberto que está mais perto da bossa nova".
Cauby Peixoto
"Cavalgada . Essa é uma que acho que eu gravei muito bem. A gente canta diversos gêneros mas tem aquela que é a cara do cantor e essa acho que é a minha cara".
DJ Marky
"Não tem uma em especial, o que marcou foi a trilha sonora de Roberto Carlos em Ritmo de Aventura , a que assisti vááááááárias vezes na TV. Sempre que passava eu assistia."
Dona Ivone Lara
"Gosto tanto da música quanto da letra de Momentos Tão Bonitos (de Nós Dois) . Roberto chorou cantando essa música recentemente."
Ná Ozzetti
"A única canção do Roberto que gravei foi Sua Estupidez , mas também gosto muito de Detalhes , que acho linda. Sua Estupidez me marcou muito por causa da interpretação da Gal Costa, no disco Gal a Todo Vapor. Essa gravação foi uma referência na minha adolescência. Curti muito a jovem guarda. O Roberto Carlos é um ícone. Quando ele partiu para a fase mais romântica, eu deixei de acompanhar tanto. Ele tem um número muito grande de canções maravilhosas."
Ademilde Fonseca
"Detalhes é demais. Tudo que você quer, sente para dizer para uma pessoa está naquela música".
Jerry Adriani
"Gosto de muitas mas Eu Te Darei o Céu é a melhor. Na época, lembrava as coisas dos Beatles, tinha um balanço muito legal".
Joyce
"Acho que As Curvas da Estrada de Santos é a mais bonita da dupla Roberto e Erasmo."
Angela Maria
"Detalhes é uma declaração de amor. Se parece muito comigo, porque sou muito romântica e as letras românticas mexem muito comigo".
Vânia Bastos
"Comecei a gostar do Roberto Carlos em priscas eras, quando ainda era criança, na época de Calhambeque . Eu adorava ouvi-lo cantar Coimbra , uma música que até tenho vontade de gravar ainda. Outra referência da voz dele, para mim, é Detalhes , canção que eu acho muito bonita. Nunca cheguei a gravar uma canção do Roberto, mas lembro de cantar Do Outro Lado da Cidade , nos meus primeiros shows."
Perla
"Gosto de À Distância porque a letra resume toda minha história com o Roberto, de quem sou fã desde pequena, acompanhando pelas revistas argentinas que chegavam ao Paraguai. O primeiro troféu que ganhei no Brasil foi com a música Como Vai Você , num programa do Silvio Santos, cantando no meu portunhol. Um dia, quando estava indo para São Paulo para participar do programa de Flávio Cavalcanti, vi Roberto na ponte aérea. Meu marido dizia: 'Ele não vai te dar bola.' E eu respondi: 'Duvido!' Então, fui esperá-lo na escadaria do avião e consegui passar pelos seguranças. Quando ele me viu, disse: 'Te vi ontem no Silvio Santos' e perguntou onde eu estava instalada, se tinha alguém que me buscaria no aeroporto. Como disse que meu marido estava me esperando, ele, todo gentil, foi me acompanhar até o carro. Essa humildade dele é incrível, por isso ele tem o título de Rei."
Andar com a gente, me ver de perto
Ouvir aquela canção do Roberto..."
(Baby, Caetano Veloso, 1968)
Quantas canções de Roberto Carlos marcaram a vida do povo brasileiro desde que ele despontou para o sucesso há 38 anos, com Splish Splash e O Calhambeque ? Quem for contar vai se perder. Um dos pouquíssimos músicos que podem se orgulhar de fazer parte do inconsciente coletivo brasileiro, ele completa hoje, quinta-feira, 60 anos de idade. Com seu estilo discreto, o Rei vai apenas passar o dia com a mãe, os filhos e parentes próximos, além de - como de costume - ir à missa. Mas muitos fãs vão comemorar a data o dia inteiro ouvindo suas canções preferidas entre o vasto repertório do cantor - seja aquelas da lavra de Roberto-Erasmo (a maior dupla de hitmakers que o país já conheceu), como de outros compositores.
Mas, assim como os pobres mortais, os grandes nomes da música brasileira também têm "aquela canção do Roberto" que marcaram suas vidas - não à toa, ele é um dos artistas mais regravados por aqui, e por absolutamente todos os setores da MPB. Eis aqui um pequeno painel que CliqueMusic mostra com exclusividade aos seus leitores. Artistas egressos da Era do Rádio, da bossa nova, da jovem guarda, dos festivais da canção, cantores românticos em geral, roqueiros, DJs de música eletrônica... todos escolheram suas preferidas. Detalhes e Quero que Vá Tudo pro Inferno (que o Rei, por razões religiosas, hoje em dia se recusa a cantar) foram as mais votadas. Confiram...
Rita Lee
"A minha favorita robertocarleana pauleira é Quero que Vá Tudo pro Inferno e a robertocarleana romântica é Detalhes . A primeira porque representa a fase roqueira do véio que tanto me inspirou, e a segunda porque ele coloca em nossas bocas o que todo apaixonado gostaria de dizer para o ser amado."
DJ Patife
"Ah! foi Emoções... Porque a letra é linda e às vezes vivi a situação da música e isso me emociona muito..."
Nana Caymmi
"É Quero Vá Tudo Pro Inferno . Não morava no Brasil na época que conheci essa música. Estava na Venezuela e tive uma surpresa gratíssima. Foi mais ou menos na mesma época em que surgiu também o Jorge Ben, ambos com sucesso enorme. Cantava muito essa música para Stelinha e Denise, minhas filhas. Irreverente como sou, adoro aquela letra. Mas nada de Emoções... já chega o que eu canto!"
Adriana Calcanhotto
"São muitas canções. Cada repertório que armo em minha carreira tem sempre uma canção dele - tem que ter sempre o ponto de vista dele em algum momento. Realmente, não dá para dizer uma só, são muitas."
Agnaldo Rayol
"Detalhes me marcou muito, canto sempre nos meus shows. E tem uma que não é dele, mas que ele imortalizou que é Outra Vez, da Isolda. Detalhes, porém, é a mais forte, lembra-me de uma época da minha vida e de um romance. E tenho certeza que isso não acontece só comigo, deve se repetir com milhões de brasileiros. Quantos romances as melodias de Roberto já não devem ter embalado? Ele é o maior ídolo de todos os tempos da música brasileira".
Maurício Pereira (ex-Os Mulheres Negras)
"Quando ouço a voz dele, no rádio, parece até que Deus existe. É uma voz muito especial. Acho que as melhores canções do Roberto Carlos são as da transição da Jovem Guarda para a fase mais romântica. Para mim, Quero Que Vá Tudo Pro Inferno , As Curvas da Estrada de Santos e Detalhes são as campeãs. Nos meus últimos shows tenho cantado Namoradinha de Um Amigo Meu , Debaixo dos Caracóis , Nossa Canção e É Preciso Saber Viver ."
Wanderléa
Não Quero Ver Você Triste me marcou porque foi logo no início da nossa carreira. Foi a primeira canção que ele fez com o Erasmo, caprichando na harmonia, e logo me encantou. Até então, ele compunha mais aqueles roquinhos. Ela é linda e eterna, se canta até hoje."
Nora Ney
"É Jesus Cristo . Porque sou filha de Jesus." (risos).
Déo Rian
(bandolinista, que em 1976 gravou o disco instrumental Déo Rian Toca para o Rei Roberto Carlos com harpa, clarineta, oboé, violões e percussão)
"Gravei o disco por sugestão do produtor, porque não é muito a minha praia. Mas a música que mais gosto é Detalhes , que é realmente muito bonita".
Frank Jorge (ex-Graforréia Xilarmônica)
"Apesar de um pouco manjada - até o Ira! regravou -, eu escolho Você Não Serve Pra Mim , que é do Renato Barros, do Renato & Seus Blue Caps. Aquele riff de guitarra com efeito fuzz foi uma aula para mim. O órgão sola quase toda a música e a seqüência de acordes é demais - ela poderia ter sido feita por uma banda lá de fora. Além do mais, a letra é muito forte, um canto de revolta e esperança. E a interpretação do Roberto tem muito feeling. Essa música deve ter sido a trilha sonora de muitos relacionamentos."
Fafá de Belém
"Do Fundo do Meu Coração. Acho das grandes canções do Roberto. Ela mexe comigo, foi até motivo de um disco meu que levou esse título. Esse meu novo disco, Maria de Fátima Palha Figueiredo é justamente a seqüência daquele. Essa música tem uma grande construção melódica, a angústia da letra casa perfeitamente com a da música."
Roberto Menescal
"Detalhes ... Lembro-me que eu cheguei a tentar roubar um tape dessa música para lançar com um cantor da Philips [de onde Menescal era diretor artístico]. Subornei um auxiliar da CBS e gravei com um rapaz, mas não consegui a autorização dele. Fiquei tão louco pela música que nove anos depois, quando o Erasmo fez um disco com convidados, chamei a Gal para participar exatamente dessa faixa."
Zélia Duncan
"Robertão, meu vizinho! Roberto gravou muitas coisas dos outros, né? Negro Gato é dele? [é de Getúlio Côrtes] Se for, fico com essa, acho que tem uma sensualidade malandra, que nem é muito comum nele. Mas Roberto sempre foi um cara bonito, adorava o jeito dele se vestir antigamente, essa música escorrega. Se não for, escolho Quero Que Vá Tudo Pro Inferno , que eu cantava quando era criancinha, segundo minha supermãe coruja. Eu passava muito tempo brincando sozinha e cantando baixinho, Roberto estava sempre entre meus hits".
Leny Andrade
"Escolho Olha , que eu também gravei. É a que mais me marcou, por tudo. Foi a música mais tocada no Brasil inteiro quando ele gravou e é a música do Roberto que está mais perto da bossa nova".
Cauby Peixoto
"Cavalgada . Essa é uma que acho que eu gravei muito bem. A gente canta diversos gêneros mas tem aquela que é a cara do cantor e essa acho que é a minha cara".
DJ Marky
"Não tem uma em especial, o que marcou foi a trilha sonora de Roberto Carlos em Ritmo de Aventura , a que assisti vááááááárias vezes na TV. Sempre que passava eu assistia."
Dona Ivone Lara
"Gosto tanto da música quanto da letra de Momentos Tão Bonitos (de Nós Dois) . Roberto chorou cantando essa música recentemente."
Ná Ozzetti
"A única canção do Roberto que gravei foi Sua Estupidez , mas também gosto muito de Detalhes , que acho linda. Sua Estupidez me marcou muito por causa da interpretação da Gal Costa, no disco Gal a Todo Vapor. Essa gravação foi uma referência na minha adolescência. Curti muito a jovem guarda. O Roberto Carlos é um ícone. Quando ele partiu para a fase mais romântica, eu deixei de acompanhar tanto. Ele tem um número muito grande de canções maravilhosas."
Ademilde Fonseca
"Detalhes é demais. Tudo que você quer, sente para dizer para uma pessoa está naquela música".
Jerry Adriani
"Gosto de muitas mas Eu Te Darei o Céu é a melhor. Na época, lembrava as coisas dos Beatles, tinha um balanço muito legal".
Joyce
"Acho que As Curvas da Estrada de Santos é a mais bonita da dupla Roberto e Erasmo."
Angela Maria
"Detalhes é uma declaração de amor. Se parece muito comigo, porque sou muito romântica e as letras românticas mexem muito comigo".
Vânia Bastos
"Comecei a gostar do Roberto Carlos em priscas eras, quando ainda era criança, na época de Calhambeque . Eu adorava ouvi-lo cantar Coimbra , uma música que até tenho vontade de gravar ainda. Outra referência da voz dele, para mim, é Detalhes , canção que eu acho muito bonita. Nunca cheguei a gravar uma canção do Roberto, mas lembro de cantar Do Outro Lado da Cidade , nos meus primeiros shows."
Perla
"Gosto de À Distância porque a letra resume toda minha história com o Roberto, de quem sou fã desde pequena, acompanhando pelas revistas argentinas que chegavam ao Paraguai. O primeiro troféu que ganhei no Brasil foi com a música Como Vai Você , num programa do Silvio Santos, cantando no meu portunhol. Um dia, quando estava indo para São Paulo para participar do programa de Flávio Cavalcanti, vi Roberto na ponte aérea. Meu marido dizia: 'Ele não vai te dar bola.' E eu respondi: 'Duvido!' Então, fui esperá-lo na escadaria do avião e consegui passar pelos seguranças. Quando ele me viu, disse: 'Te vi ontem no Silvio Santos' e perguntou onde eu estava instalada, se tinha alguém que me buscaria no aeroporto. Como disse que meu marido estava me esperando, ele, todo gentil, foi me acompanhar até o carro. Essa humildade dele é incrível, por isso ele tem o título de Rei."