Astros brasileiros animam a praça na Alemanha

Fernanda Abreu, Zeca Baleiro e O Rappa foram alguns dos destaques do Viva Afro Brasil, realizado dias 20 e 21 em Tübingen

Eliane Fernandes
30/07/2002
Pela 17º vez aconteceu - nos dias 20 e 21 de julho - o Festival Viva Afro Brasil em Tübingen, no sul da Alemanha. Este ano se apresentaram no festival grandes nomes da música brasileira, alguns tendo a oportunidade de mostrar pela primeira vez seus trabalhos na Alemanha.

O Cidade Negra não compareceu, pois o cantor Toni Garrido adoeceu. Mas isto não prejudicou o festival. O Rappa entrou em seu lugar e teve assim a oportunidade de mostrar aos alemães que o Brasil é muito mais que samba e bossa nova. Eles se apresentaram nos dois dias do festival e radicalizaram a praça da cidadezinha alemã. O grupo Papa Léguas de Salvador, com a cantora Flaviana Fernandes, considerada a nova voz promissora da Bahia (com uma potência para deixar qualquer Daniela no chinelo) fez os alemães se chacoalharem aos sons de vários sucessos dos trios elétricos baianos.

O Harmonia do Samba mostrou aos alemães o que é contagiar um lugar ao modo brasileiro. O público se extasiou ao remelexo e ao som da banda do Harmonia e a praça ficou lotada, transformando o local em um ambiente totalmente baiano. Zeca Baleiro conquistou os alemães com seus diversificados ritmos e disse estar orgulhoso de poder ter tido a oportunidade de apresentar seu trabalho neste festival, após já ter ouvido falar sobre o Viva Afro Brasil e sua atmosfera especial através do cantor Chico César.

Fernanda Abreu fechou o festival com toda malandragem carioca. A garota mais esperta do Rio cantou vários sucessos como Kátia Flávia, Garota Sangue Bom e Veneno da Lata e também fez uma homenagem emocionante a Herbert Vianna, uns de seus melhores amigos e quem participou do Festival no ano de 2000, com os Paralamas do Sucesso. Na entrevista Fernanda comparou Tübingen a Ouro Preto e disse ter gostado muito desta experiência musical, pretendendo voltar novamente a solos alemães. O Festival "Viva Afro Brasil" está crescendo cada ano que passa e ganhando cada vez mais importância na história dos festivais europeus.