Bertelsmann compra a CDNow

Loja de discos pela internet estava quase quebrando. Agora vai ser um instrumento de e-commerce das gravadoras BMG e Universal.

Vicente Tardin
20/07/2000
A holding alemã Bertelsmann divulgou que está adquirindo por 117 milhões de dólares a CDNow, loja de venda de CDs pela internet.

A CDNow, que passa por dificuldades econômicas, continuará operando sob marca independente após a conclusão da compra, mas será integrada ao grupo de e-commerce da Bertelsmann e deverá se transformar em um centro de distribuição de música pela internet. A CDNow vai trabalhar com a GetMusic, a parceria na internet entre a BMG Entertainment, da Bertelsmann, e a Universal.

A CDNow é uma das pioneiras na venda de CDs pela internet, negócio que se mostrou pouco lucrativo devido a pequena margem de ganho e custo da logística. A empresa estava desvalorizada e ameaçando fechar por falta de capital de giro. Parte do dinheiro envolvido na aquisição será destinada ao pagamento de dívidas. A Bertelsman pagará US$ 3 em dinheiro por cada ação da CDNOw. Em 1998, quando da abertura de capital, uma ação da CDNow valia US$ 16.

Leia também:
Sites famosos estão na pindaíba