Bowie endossa My.MP3.com

David Bowie é o primeiro artista de um grande selo a ter suas canções fazendo parte do acervo do serviço de streaming da MP3.com

Vicente Tardin
30/11/2000
A MP3.com conquistou mais um passo importante para valorizar seu serviço My.MP3.com, ao anunciar que David Bowie terá as músicas de seus discos disponíveis para streaming.

O serviço, que paga royalties às gravadoras, permite que usuários ouçam cópias de músicas pela internet se provarem que possuem o CD em questão. A idéia é que o ouvinte leve sua discoteca para a internet e possa ouvir suas músicas favoritas quando conectado (só ouvir, sem poder fazer download).

A atitude de Bowie legitima o MP3.com como um negócio que se propõe a trabalhar também com artistas importantes, conhecidos e donos de grande público. Artista relevante e sempre ligado à vanguarda do rock, o astro inglês mantém postura pioneira também em relação à internet de longa data. O MP3.com possui mais de 10 mil artistas, fora do catálogo das majors.

Na sua página no serviço, Bowie utiliza diversas formas de promoção e marketing para seus discos - streaming de gravações recentes, entretenimento, criação de comunidades, serviços e interação com os fãs, no endereço www.davidbowie.mp3.com

Mesmo partindo do princípio que o ouvinte possui os CDs das músicas que guarda na internet, o site MP3.com, que lançou o serviço no início do ano, foi condenado a pagar pesadas multas às gravadoras, culminando com os US$ 53 milhões acertados com a Universal para encerrar o caso, envolvendo as músicas de quase sete mil CDs de seu catálogo. Além da multa, a Universal também saiu dona de pequena parte da empresa MP3.com, que mesmo assim ainda considera que fez bom negócio.

O serviço My.MP3.com volta ao ar “muito em breve”, segundo o executivo-chefe da MP3.com, Michael Robertson, com uma opção gratuita e outra paga.

Leia também:
MP3.com se acerta com Universal