Brasil fica sem troféu no Grammy 2004

Caetano Veloso, Luciana Souza e grupo Capoeira de Angola concorriam ao prêmio máximo da indústria fonográfica

Marco Antonio Barbosa
08/02/2004
Contando com três concorrentes na maior premiação mundial do mercado fonográfico, o Brasil saiu sem troféu algum da 46º edição do Grammy. Caetano Veloso, Luciana Souza e o grupo baiano Capoeira Angola Pelourinho foram batidos em suas categorias, respectivamente Melhor Álbum Contemporâneo de World Music, Melhor Álbum Vocal de Jazz e Melhor Álbum de World Music Tradicional. A cantora americana de rhythm'n'blues Beyoncé Knowles foi a grande vencedora do evento, celebrado na noite de hoje (domingo), em Los Angeles - ela levou cinco dos seis prêmios a que estava indicada.

Caetano Veloso concorria com o álbum Live in Bahia, a versão para o mercado americano do CD duplo Noites do Norte ao Vivo. Ironicamente, acabou perdendo o troféu para Cesária Évora, cantora de Cabo Verde muito prestigiada pelo próprio Caetano. Cesária levou o prêmio por seu disco Voz D'Amor. Luciana Souza, que também concorreu em 2003 na mesma categoria deste ano, perdeu o Grammy para Dianne Reeves (com A Little Moonlight). Luciana estava com o CD North and South na lista de indicações. Já os baianos do Capoeira Angola, concorrendo com o disco Capoeira Angola 2 - Brincando na Roda, foram preteridos em favor dos Monges do Monastério Sherab Ling (Tibete), com o álbum Sacred Tibetan Chant.

Indiretamente, entretanto, não se pode dizer que a música brasileira saiu de mãos abanando da festa. Na categoria Melhor Álbum "Crossover" de Música Clássica - destinado a obras que mesclam o erudito com outros estilos - o violoncelista chinês radicado na França Yo Yo Ma foi o vitorioso com o disco Obrigado Brazil. O álbum é composto apenas de canções brasileiras e traz o músico ao lado de nomes como César Camargo Mariano, Rosa Passos, Paulinho Braga, Egberto Gismonti e o Duo Assad.

A lista completa de premiados e indicados ao Grammy 2004 pode ser acessada no site oficial do evento, no endereço http://www.grammy.com/awards/grammy/46winners.aspx.