Bruxa solta no rock nacional

A morte de Marcelo Fromer se junta aos incidentes envolvendo Herbert Vianna e Marcelo Yuka

Marco Antonio Barbosa
13/06/2001
Marcelo Fromer foi a mais recente (e mais triste) adesão ao time de estrelas do pop brasileiro que passaram recentemente por tragédias. Em menos de oito meses, já são três as baixas entre as principais bandas nacionais: em novembro do ano passado, o baterista Marcelo Yuka (do Rappa) foi baleado e até agora está preso a uma cadeira de rodas. Em fevereiro, foi a vez de Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, sofrer um acidente de ultraleve no qual morreu sua esposa, Lucy, e que o deixou em coma por vários dias - o músico agora está apenas no começo de um complicado processo de recuperação física e mental.

Marcelo Yuka foi vítima da violência da cidade do Rio de Janeiro. No último dia 9 de novembro, o músico teve seu carro parado no que aparentemente era uma blitz da PM, enquanto seguia para casa, no bairro carioca da Tijuca. Ao constatar que tratava-se de um assalto - o trânsito estava parado por assaltantes, que abordavam uma mulher em seu carro - Yuka tentou interferir no incidente e acabou sendo baleado três vezes, uma delas na coluna vertebral. As cirurgias no músico não conseguiram impedir que ele ficasse paraplégico. Mesmo impedido de tocar bateria, Yuka continua acompanhando o Rappa nos shows e no intenso ativismo social que o grupo promove. "Nossa luta continua, dentro e fora dos palcos. O que aconteceu comigo só me deu mais força para continuar tentando mudar esse cotidiano carioca de violência", declarou Yuka.

O caso de Herbert Vianna foi mais grave e delicado. No dia 4 de fevereiro, o paralama caiu com seu ultraleve enquanto sobrevoava a praia de Mangaratiba (RJ). A aeronave caiu no mar e afundou. A mulher de Herbert, Lucy Needham, foi retirada sem vida dos destroços; Herbert, com traumatismo craniano e várias fraturas, foi internado em coma, entre a vida e a morte (chegou até a perder massa encefálica). Depois de vários dias de suspense, o músico - em uma reabilitação que espantou até os médicos - conseguiu sair do coma e recuperar boa parte da capacidade motora e mental. Segundo sua família, ele agora está lentamente voltando a ser o que era, mas ainda não se sabe com certeza o quanto sua recuperação pode progredir.

Fromer e Herbert juntam-se a Cazuza e Renato Russo como ícones do rock brasileiro dos anos 80 que encerraram suas carreiras (ou não, no caso do líder dos Paralamas) de forma trágica: tanto o ex-líder do Barão Vermelho quanto o poeta da Legião Urbana morreram de Aids. Outros casos trágicos não tão recentes foram o de Chico Science (morto num acidente de carro, em 1997) e o do grupo Mamonas Assassinas (no auge do sucesso, os integrantes do quinteto morreram num desastre aéreo, em 1996).