Caetano leva <i>Noites do Norte</i> ao DVD

Novo lançamento em vídeo digital é registro da aclamada turnê do compositor baiano, que percorreu o Brasil e a Europa ano passado

Marco Antonio Barbosa
20/03/2002
Se a MPB tem algo próximo de um campeão no quesito DVD, o título pode ser entregue sem medo a Caetano Veloso. O baiano acaba de lançar seu segundo título no formato digital versatile disc - a versão revista e ampliada de Noites do Norte ao Vivo, show que já havia rendido um CD duplo homônimo ouvir 30s registrando a aclamada turnê que Caetano fez em 2001. Na noite de segunda-feira (dia 18), o compositor recebeu a imprensa na sede de sua gravadora, a Universal Music, no Rio de Janeiro, em uma entrevista coletiva.

Noites do Norte ao Vivo, o DVD, foi gravado em três apresentações: duas em Salvador (na Concha Acústica do Teatro Carlos Alves) e uma outra em São Paulo, ambas em agosto do ano passado. O repertório é o mesmo do CD. "O DVD fecha o ciclo do Noites do Norte, que incluiu o disco em si, o show e o CD ao vivo", comentou Caetano. "Ainda assim, o DVD foi mais conseqüencia do disco ao vivo do que um projeto por si só. Não concebi o resultado final do DVD, veio tudo em função do disco." A Universal espera que o novo lançamento repita o sucesso do DVD anterior de Caetano, Prenda Minha, que acaba de conferir ao cantor um DVD de platina pela venda de mais de 70 mil cópias.

Em DVD, Noites do Norte ao Vivo faz mais sentido que seu irmão gêmeo em CD. Principalmente porque pode-se desfrutar da bela cenografia e da sempre marcante presença de palco de Caetano, tudo ampliando o envolvimento do espectador com a obra. Pessoalmente, o baiano assumiu que não podia comentar minuciosamente o DVD, pois ainda não tinha assistido na íntegra ao disco. "Ainda não consegui asssitir inteiro. Não tenho tempo, nem consegui ligar aqueles cabos todos... Mas tenho total confiança na competência dos diretores (Carlos Manga Jr. e Carlos Nader). Eles são videomakers com trabalhos muito autorais, fortes", afirmou o cantor.

Dois momentos marcantes do show que só a versão em DVD pôde registrar valem destaque. Um deles foi o choque que Caetano sofreu ao saber da morte de Jorge Amado, ocorrida no dia 6 de agosto, quando o cantor gravava em Salvador um dos shows para o vídeo. Caetano recebe a notícia de sua esposa Paula Lavigne e fica visivelmente emocionado. "Dei a má nova para a platéia, acho que ninguém sabia ainda", lembra o baiano. No DVD, Caetano canta em homenagem a Jorge a canção A Luz de Tieta, feita para a versão cinematográfica do romance Tieta do Agreste. Já em outro trecho do vídeo, gravado no dia do aniversário de 59 anos do cantor (dia 7 de agosto), Caetano anuncia à platéia que tem "um presente" e traz para o palco Lulu Santos. Após um coro de "parabéns pra você", Lulu e Caê cantam Cobra Coral e Como uma Onda.

Depois de render uma turnê e dois lançamentos-filhotes, Noites do Norte ouvir 30s ainda tem mais fôlego. "Vou levar o show à Europa, em junho e julho, e estamos agendando uma turnê pelos EUA para setembro", anunciou Caetano. De resto, os projetos do inquieto baiano incluem um disco em parceria com Jorge Mautner e a produção de um álbum da cantora Virgínia Rodrigues. "Eu e Mautner estamos produzindo um repertório todo novo, para sair num disco ainda este ano. Quero gravar coisas antigas dele também, como Maracatu Atômico - é um sonho meu poder cantar essa música", contou Caetano. O álbum de Vírginia pode se enquadrar em outro sonho antigo do cantor. "Propus que ela gravasse músicas de blocos afro de Salvador. Tenho vontade de fazer uma antologia de músicas pós-Moraes Moreira. Banda Eva, com e sem Ivete (Sangalo), Reflexus, Gerônimo, Netinho... Tem muita música linda, inesquecível. Um grande repertório carnavalesco, à altura de qualquer repertório brasileiro", afirmou.

Além disso, Caetano confirmou a nova reunião dos Doces Bárbaros, grupo formado por ele, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, e que não se apresenta junto desde os anos 70. "Não vai haver turnê, mas a reunião está certa. Devemos fazer um show no Rio, um em São Paulo e talvez um outro em uma capital ainda não definida", falou Caetano. O antológico encontro deve se realizar no mês de novembro deste ano.