Compre o disco e baixe mais músicas depois

Experiência de David Bowie pode ser um excelente teste para a venda de CDs com complemento via download

Vicente Tardin
30/10/2000
O cantor e compositor David Bowie, pioneiro também na utilização da internet, lançou há pouco um conjunto de três CDs chamado Bowie at the Beeb, com gravações ao vivo. Segundo o noticiário, houve um erro no primeiro lote de 250 mil cópias, de modo que a nova versão de Ziggy Stardust não foi incluída no pacote.

Em vez de fazer um recall nos CDs, à moda da indústria automobilística, Bowie, a EMI e a Virgin Records estão corrigindo o engano de outra forma.

Esta história não estaria mal contada? A solução tem toda cara de experiência. Mais parece um teste interessante do que uma nova forma de distribuir canções adicionais a quem já possui um determinado CD.

Funciona assim: quem já comprou o CD Bowie at the Beeb pode ir ao site MusicMatch fazer o download da canção. É preciso antes instalar (quem não tiver) o programa MusicMatch JukeBox e então colocar o CD no drive de CD do computador – esta é a senha para que o download seja autorizado. Uma tecnologia chamada CDKey identifica o CD.

Bowie não erra: certamente não é um equívoco mas um acerto, em busca de um recurso a ser usado como bônus na compra de CDs em que o artista se compromete a lançar faixas extras posteriormente, em uma interessante mistura de venda de disco com apoio de novidades via download.

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