Download pago de filmes em testes

Pacote de bons títulos da Miramax vai ser vendido por download e serve para avaliar o comportamento do usuário de conexão veloz. Mas quanto cobrar?

CliqueMusic
30/04/2000
Quem gosta de musicais e de cinema em geral vai gostar de saber que logo será possível baixar um longa metragem para ver tranqüilamente em casa.

Um cenário possível é o que está preparando a Miramax Films, subsidiária da Walt Disney. Vai disponibilizar inicialmente 12 títulos de seu acervo, através de sites feitos especialmente para cada título ou então pela página Miramax Cafe. São filmes de boa bilheteria nos cinemas, como Shakespeare Apaixonado, Regras da Vida e Pulp Fiction.

O usuário de banda larga vai a um destes sites e baixa um arquivo que contém o filme. Através de uma conexão veloz – a cabo, satélite ou digital – o download dura cerca de 15 minutos. Com modem de 56 kbps, por exemplo, seria inviável, mais de dez horas.

A distribuição de filmes por download neste caso está adotando um modelo de cobrança simples e direto - depois de baixar, é preciso pagar. Antes de ver o filme, você precisa autorizar o débito no seu cartão de crédito. Mas vale a pena, pois a tecnologia é de primeira, com tela cheia, som impecável e qualidade VHS.

Os custos para o serviço ainda não foram revelados. Trata-se de um balão de ensaio, pois a Miramar pretende saber se há público suficiente em banda larga disposto a comprar filmes por este sistema. E, se positivo, que tipo de espetáculo prefere e quanto está disposto a pagar por ele.