DVDs de MPB começam a invadir o mercado
Gravadoras já lançaram 21 títulos só de música brasileira e prometem um grande investimento no formato para este ano
Rodrigo Faour
08/02/2001
A fita de vídeo, muito em breve, será coisa do passado. E os amantes da MPB terão motivos de sobra para abandoná-la e aderir rapidamente ao DVD. Tudo isso porque, além de assistir às performances de seus artista favoritos, o expectador poderá ter acesso, no mesmo produto, a seus videoclipes, discografia, entrevistas, biografia, fotos, making of dos discos, tudo com a opção das legendas em vários idiomas. As grandes gravadoras já detectaram a oportunidade e estão investindo pesado no setor. Até agora, mesmo com os aparelhos a um preço salgado, já foram lançados 21 DVDs de artistas nacionais, além de incontáveis títulos de artistas estrangeiros distribuídos pelas sucursais nacionais das multis. CliqueMusic aproveita o início da movimentação para estrear sua série de resenhas de DVDs de música brasileira com Djavan ao Vivo (Sony Music - leia a crítica), do cantor e compositor alagoano.
Em abril passado, a Universal Music lançou o primeiro DVD nacional com a tecnologia de ponta DTS (Digital Theater System) 5.1. surround: o do bem-sucedido show Prenda Minha, de Caetano Veloso, cujo respectivo CD alcançara 1 milhão de cópias, içado pelo sucesso Sozinho, de Peninha. No entanto, coube à BMG a primazia de ter lançado o primeiríssimo DVD brasileiro: o do cantor pop-sertanejo Leonardo. Por enquanto, foram justamente essas duas fábricas que lançaram mais títulos no mercado.
Só a Universal lançou dez. Além de Caetano Veloso, os títulos disponíveis são Axé Bahia (com diversos artistas do gênero), Cássia Eller (Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo), Ney Matogrosso (Ao Vivo), Rio Negro & Solimões (Bate o Pé, Ao Vivo), Rita Lee (Acústico MTV), Roberta Miranda (A Majestade, o Sabiá, Ao Vivo), Zeca Pagodinho (Ao Vivo), Zizi Possi (Per Amore) e Sandy & Junior (são dois: As Quatro Estações e Era uma Vez, Ao Vivo). Estão prometidos para o mês que vem o de Chitãozinho e Xororó (30 Anos de Coragem), mais um de Caetano (Un Caballero de Fina Estampa) e o de Engenheiros do Hawaii (10.000 Destinos ao Vivo).
Já a BMG, depois de Leonardo Ao Vivo, lançou mais cinco: Chico Buarque (Chico e as Cidades), Gal Costa (Canta Tom Jobim), Lulu Santos (Acústico MTV) e o Grande Encontro 3 (com Geraldo Azevedo, Zé e Elba Ramalho). A gravadora promete uma enxurrada de DVDs para depois do carnaval.
A Sony Music investiu em seus artistas de MPB mais bem-sucedidos: Djavan e Roberto Carlos. Este último teve seus três filmes, rodados no final dos anos 60, reeditados no novo formato: Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, A 300 km por Hora e Em Ritmo de Aventura. Entre as gravadoras de menor porte, a Abril já investiu no DVD do grupo Capital Inicial (MTV Acústico) e o do grupo Ira! (MTV Ao Vivo) e brevemente vai lançar o do cantor dance Mauricio Manieri (Ao Vivo no Olympia/SP). A EMI estreou no mercado na semana passada, com o Acústico MTV dos Paralamas do Sucesso.
As outras gravadoras estão correndo atrás do prejuízo, quer dizer, do lucro. Warner e Som Livre entram em breve no mercado. A primeira promete para entre março e abril um dos Raimundos (MTV Ao Vivo) e um de Gilberto Gil (Unplugged, de 1992, que vai ser rebatizado de Acústico) e a outra começa sua série no mês que vem, com os DVDs de Flávio Venturini (Linda Juventude ao Vivo), Tributo a Cazuza, Tributo a Tim Maia e o ainda inédito em CD Tributo a Tom Jobim, gravado há dois meses no ATL Hall (RJ). Por fim, a Indie Records planeja lançar um DVD do sambista Jorge Aragão.
Com a popularização dos aparelhos para a reprodução dos DVDs, que fatalmente acontecerá, a exemplo do que ocorreu com os videocassetes, a expectativa das gravadoras é que este se torne um produto de grande apelo popular. Em outras palavras, isso significa muito dinheiro para as gravadoras, podendo rivalizar a longo prazo até mesmo com a venda dos CDs.
Em abril passado, a Universal Music lançou o primeiro DVD nacional com a tecnologia de ponta DTS (Digital Theater System) 5.1. surround: o do bem-sucedido show Prenda Minha, de Caetano Veloso, cujo respectivo CD alcançara 1 milhão de cópias, içado pelo sucesso Sozinho, de Peninha. No entanto, coube à BMG a primazia de ter lançado o primeiríssimo DVD brasileiro: o do cantor pop-sertanejo Leonardo. Por enquanto, foram justamente essas duas fábricas que lançaram mais títulos no mercado.
Só a Universal lançou dez. Além de Caetano Veloso, os títulos disponíveis são Axé Bahia (com diversos artistas do gênero), Cássia Eller (Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo), Ney Matogrosso (Ao Vivo), Rio Negro & Solimões (Bate o Pé, Ao Vivo), Rita Lee (Acústico MTV), Roberta Miranda (A Majestade, o Sabiá, Ao Vivo), Zeca Pagodinho (Ao Vivo), Zizi Possi (Per Amore) e Sandy & Junior (são dois: As Quatro Estações e Era uma Vez, Ao Vivo). Estão prometidos para o mês que vem o de Chitãozinho e Xororó (30 Anos de Coragem), mais um de Caetano (Un Caballero de Fina Estampa) e o de Engenheiros do Hawaii (10.000 Destinos ao Vivo).
Já a BMG, depois de Leonardo Ao Vivo, lançou mais cinco: Chico Buarque (Chico e as Cidades), Gal Costa (Canta Tom Jobim), Lulu Santos (Acústico MTV) e o Grande Encontro 3 (com Geraldo Azevedo, Zé e Elba Ramalho). A gravadora promete uma enxurrada de DVDs para depois do carnaval.
A Sony Music investiu em seus artistas de MPB mais bem-sucedidos: Djavan e Roberto Carlos. Este último teve seus três filmes, rodados no final dos anos 60, reeditados no novo formato: Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa, A 300 km por Hora e Em Ritmo de Aventura. Entre as gravadoras de menor porte, a Abril já investiu no DVD do grupo Capital Inicial (MTV Acústico) e o do grupo Ira! (MTV Ao Vivo) e brevemente vai lançar o do cantor dance Mauricio Manieri (Ao Vivo no Olympia/SP). A EMI estreou no mercado na semana passada, com o Acústico MTV dos Paralamas do Sucesso.
As outras gravadoras estão correndo atrás do prejuízo, quer dizer, do lucro. Warner e Som Livre entram em breve no mercado. A primeira promete para entre março e abril um dos Raimundos (MTV Ao Vivo) e um de Gilberto Gil (Unplugged, de 1992, que vai ser rebatizado de Acústico) e a outra começa sua série no mês que vem, com os DVDs de Flávio Venturini (Linda Juventude ao Vivo), Tributo a Cazuza, Tributo a Tim Maia e o ainda inédito em CD Tributo a Tom Jobim, gravado há dois meses no ATL Hall (RJ). Por fim, a Indie Records planeja lançar um DVD do sambista Jorge Aragão.
Com a popularização dos aparelhos para a reprodução dos DVDs, que fatalmente acontecerá, a exemplo do que ocorreu com os videocassetes, a expectativa das gravadoras é que este se torne um produto de grande apelo popular. Em outras palavras, isso significa muito dinheiro para as gravadoras, podendo rivalizar a longo prazo até mesmo com a venda dos CDs.