Em cinco anos a internet vai vender 25% da música

Modelo de venda por assinatura vai predominar no futuro, segundo pesquisa da Jupiter.

Vicente Tardin
24/07/2000
Estudo da Jupiter Communications recém divulgado projeta em US$ 5,4 bilhões o valor a ser movimentado pela venda de música pela internet nos Estados Unidos no ano 2005.

Segundo a empresa de pesquisas, a maior parte da música online vai ser vendida na forma de assinaturas. Daqui a cinco anos o setor de música online vai responder por cerca de 25 por cento do mercado total de música nos Estados Unidos.

O crescimento de serviços de troca de arquivos, como é o caso do Napster, revela que os consumidores estão prontos para aceitar o modelo de assinaturas online, que deverá movimentar em vendas US$ 980 milhões em 2005.

O modelo de venda por download individual movimentará menos, cerca de U$ 531 milhões. O download de música será considerado um instrumento de divulgação e estímulo à venda.

Os sites interessando em oferecer serviços de assinatura deverão convencer os consumidores acostumados a trocas de arquivos gratuitas a adotar o modelo pago. Segundo pesquisas, os consumidores de serviços como o Napster desejam maior qualidade nos arquivos baixados e garantias contra vírus, por exemplo

Desde o lançamento do Napster e similares, as grandes gravadoras só têm atacado a troca de arquivos pela internet. A pesquisa da Jupiter, no entanto, sugere que as novas tecnologias aumentaram o interesse do público pela música. A distribuição online de música fornece um canal de divulgação e distribuição para os fãs, além de oferecer às gravadoras a possibilidade de aprender mais sobre a expectativa e o gosto dos consumidores.

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