Em férias, Barão Vermelho revela sua faceta instrumental
Enquanto Frejat grava seu disco solo, Guto, Rodrigo e Fernando se divertem tocando versões sem vocais das canções lado B do repertório da banda
Silvio Essinger
25/03/2001
Não é coisa muito comum quando uma banda, na ausência de seu vocalista, decide recriar suas músicas em formato instrumental. Pois foi a forma que Guto Goffi (bateria), Rodrigo Santos (baixo) e Fernando Magalhães (guitarra) escolheram para se ocupar durante as férias do Barão Vermelho, que se iniciaram no fim de janeiro (logo após uma consagradora apresentação no Rock In Rio) e vão até março do ano que vem (quando o líder Roberto Frejat deverá ter completado o ciclo de seu disco solo). Ontem, no palco do Ballroom (RJ), o trio não só mostrou que tem categoria para gerar interesse nesse novo formato sem uma figura de frente, como ainda deu brilho a um punhado de canções lado B do Barão.
Nos primeiros acordes de Cidade Fria (do disco Supermercados da Vida, de 1992), a pegada firme da banda remetia a trios fundamentais da história do rock, como o Cream – o som alto e empolgante não condizia com a disposição da casa, com mesinhas e cadeiras, como se por causa do título "Barão Instrumental Trio" a banda fosse tocar algo cool jazz. Na música mais conhecida da curta apresentação, a seguinte Meus Bons Amigos (do disco Carne Crua, de 94), Rodrigo fez um convincente solo de baixo – o que não deveria surpreender os fãs do Barão, que já conhecem bem sua sólida e funkeada base nos trabalhos da banda.
As surpresas se alternaram ao longo do show: O Que Você Faz à Noite (do disco Carnaval, de 88, um dos melhores do Barão), o blues Quem Me Olha Só (de Rock’n Geral, de 87, com a participação do trompetista Jefferson, do Kid Abelha), Carnaval (do disco de mesmo nome, com o acréscimo do percussionista Cesinha) e Beijos de Arame Farpado (de Na Calada da Noite, 90, com um delicioso clima Santana). Além dessas, a noite ainda teve uma canção country & western composta pelo trio num dos três ensaios que fez para o show, Lente (sensacional faixa de Carnaval que há muito tempo não era tocada), Invejo os Bichos (de Na Calada, em que a banda soltou seu lado AC/DC) e Supermercados da Vida.
A idéia do Barão Instrumental Trio, segundo Guto, não é evitar os hits, mas mostrar como as músicas da banda podem sobreviver sem estar a reboque da voz. O relacionamento dos músicos com Frejat (que teria sido convidado para o show) aparentemente continua ótimo (separadamente, eles gravaram em faixas do seu disco solo) e o projeto deve seguir, com mais shows por casas pequenas. No que depender do público, o primeiro teste do Trio foi mais do que aprovado.
Nos primeiros acordes de Cidade Fria (do disco Supermercados da Vida, de 1992), a pegada firme da banda remetia a trios fundamentais da história do rock, como o Cream – o som alto e empolgante não condizia com a disposição da casa, com mesinhas e cadeiras, como se por causa do título "Barão Instrumental Trio" a banda fosse tocar algo cool jazz. Na música mais conhecida da curta apresentação, a seguinte Meus Bons Amigos (do disco Carne Crua, de 94), Rodrigo fez um convincente solo de baixo – o que não deveria surpreender os fãs do Barão, que já conhecem bem sua sólida e funkeada base nos trabalhos da banda.
As surpresas se alternaram ao longo do show: O Que Você Faz à Noite (do disco Carnaval, de 88, um dos melhores do Barão), o blues Quem Me Olha Só (de Rock’n Geral, de 87, com a participação do trompetista Jefferson, do Kid Abelha), Carnaval (do disco de mesmo nome, com o acréscimo do percussionista Cesinha) e Beijos de Arame Farpado (de Na Calada da Noite, 90, com um delicioso clima Santana). Além dessas, a noite ainda teve uma canção country & western composta pelo trio num dos três ensaios que fez para o show, Lente (sensacional faixa de Carnaval que há muito tempo não era tocada), Invejo os Bichos (de Na Calada, em que a banda soltou seu lado AC/DC) e Supermercados da Vida.
A idéia do Barão Instrumental Trio, segundo Guto, não é evitar os hits, mas mostrar como as músicas da banda podem sobreviver sem estar a reboque da voz. O relacionamento dos músicos com Frejat (que teria sido convidado para o show) aparentemente continua ótimo (separadamente, eles gravaram em faixas do seu disco solo) e o projeto deve seguir, com mais shows por casas pequenas. No que depender do público, o primeiro teste do Trio foi mais do que aprovado.