EMI interessa à Bertelsmann

A fusão com a Warner não saiu, mas despertou o interesse de outros pretendentes

CliqueMusic
09/10/2000
Na semana passada o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, especializado em economia, publicou que a Bertelsmann estaria interessada na EMI, depois que a fusão com a Warner Music não foi adiante.

Outras empresas também estariam interessadas na EMI. Hoje o The Wall Street Journal, além da Bertelsmann, cita a Walt Disney e o News Corp.

O selo Virgin, que quase foi descartado para facilitar a fusão, também está sendo cobiçado pelo seu antigo dono. O empresário inglês Richard Branson, que vendeu a Virgin em 92 para a EMI, afirmou interesse em reaver sua antiga gravadora, se houver interesse também por parte da gravadora britânica.

A alemã Bertelsmann AG, maior empresa de mídia da Europa e dona da BMG, está investindo bilhões de dólares em comércio eletrônico. O grupo, que em julho anunciou a compra do loja CDnow por 117 milhões de dólares, tem ambições de se tornar um dos maiores negócios de vendas pela internet no mundo.

Detalhe: a Bertelsmann vendeu sua parte da AOL européia e australiana para a própria America Online americana, que seria dona da EMI se houvesse a fusão com a Warner Music.