Estudo revela demanda para download pago

Segundo pesquisa, milhões de consumidores acham boa idéia pagar por uma assinatura mensal e poder baixar suas músicas preferidas

Vicente Tardin
09/06/2000
Um estudo da empresa de pesquisas CyberDialogue apurou que 29% das pessoas que costumam fazer downloads de música estão dispostas a comprar as canções de discos inteiros por este método se o preço fosse estipulado em US$ 10.

Segundo a mesma pesquisa, realizada nos Estados Unidos, cerca de 11 milhões de consumidores consideram interessante manter uma assinatura mensal paga e assim ter direito a baixar suas músicas favoritas.

Segundo executivos da CyberDialogue, os resultados indicam que o usuário que aprecia downloads está pronto para pagar por isso. A empresa de pesquisas acredita que a internet aumenta o interesse do público para a compra de músicas.

Dados como estes podem incentivar artistas e gravadoras importantes a mudar de atitude e considerar mais efetivamente a venda de músicas por download. Warner Music, BMG Entertainment, Universal Music Group, Sony Music e EMI Music ainda são muito cautelosas neste ponto.

Mesmo assim, com todo o cuidado, estes grupos não deixam de estar agindo. A EMI estaria prestes a disponibilizar 100 discos e 40 singles de artistas como Janet Jackson, Pink Floyd, Frank Sinatra, Spice Girls e Tina Turner. BMG e Sony Music também anunciaram intenção semelhante e a Universal estaria trabalhando em um formato para download com proteção contra cópias para passar a vender desta forma a maior parte de seu catálogo.

Nada disso ainda está disponível, mas podemos esperar notícias mais concretas já no segundo semestre deste ano.