Fabricante de computador lança receiver de áudio

Indústria de hardware procura meios de tirar a música do computador e levá-la para a sala e para a rua

Vicente Tardin
28/06/2000
A Dell, fabricante de computadores, apresentou esta semana nos Estados Unidos um receiver para áudio digital que leva a música de dentro do computador para ser ouvida em qualquer lugar da casa onde houver uma tomada de telefone.

O Dell Digital Audio Receiver reproduz nas caixas de som da sala ou do quarto os arquivos de áudio nos formatos MP3 e Windows Media baixados da internet e guardados no PC. O sistema é de fácil instalação e usa a rede interna do telefone, sem ocupá-lo, ou uma rede Ethernet. Vários receptores podem ser utilizados simultaneamente.

O aparelho se apoia em software da MusicMatch e hardware da S3, a mesma que criou o Rio Digital Audio Receiver e o MP3 player da Nike. Através de uma pequena tela o ouvinte escolhe as músicas que deseja, entre as disponíveis. O receiver é ligado a um aparelho de som e também pode simplesmente receber caixas de som (não incluídas). Vai ser lançado nos Estados Unidos em agosto custando US$ 199 se integrado ao um computador novo ou US$ 249 se adquirido individualmente.

O que chama a atenção no lançamento deste e de outros produtos de áudio é a visível intenção por parte dos fabricantes de hardware em vencer a barreira da imobilidade. Quem tirar a música do computador e levá-la para a sala e para a rua abre uma porta que acaba com o confinamento.

Sim, existem os MP3 players portáteis, mas estes não suportam muitas músicas porque têm ainda pouca capacidade de armazenamento. Da mesma forma, o rádio transmitido por Internet só será realmente poderoso quando chegar ao receiver da sala e, melhor ainda, ao rádio do carro, sem fio.

A música pela Internet vai deslanchar quando aparelhos com esta filosofia estiverem amplamente difundidos. Hoje as canções estão presas dentro do computador e muito pouca gente tem o PC ligado no aparelho de som.

Por isso poucos se dispõem a pagar para baixar uma música, apesar de quase todos gostarem de ouvir em streaming e fazer downloads. A indústria de hardware já percebeu que as pessoas não ouvem tanto assim a música que está dentro do computador. Lugar de ouvir música é no carro, no walkman, na sala - muito mais do que no escritório, onde impera a moderação.

Quando chegar este dia, haja música para atender a demanda do público.

Links relacionados:
Estudo revela demanda para download pago
A vez do streaming media
Áudio via web vai dominar em poucos anos
Download pelo telefone