Fernanda Abreu fala das cidades em seu novo disco

Carioquíssima cantora homenageia São Paulo – e o Rio de Janeiro, é claro – no CD que chega às lojas em outubro, com participações de João Donato e Gilberto Gil

Tom Cardoso
08/08/2000
Há três anos sem gravar, Fernanda Abreu prepara sua volta em grande estilo. Com produção de Liminha (oito faixas) e Chico Neves (três faixas), o quinto disco já está em fase de mixagem e deve chegar às lojas em outubro. Todas as 11 canções inéditas são inspiradas no mesmo tema: a rotina de vida nas cidades brasileiras, com direito até uma homenagem aos paulistanos, São Paulo SP, composta por Fernanda, Fausto Fawcett e Carlos Laufer, o mesmo trio responsável pela autoria de Rio 40 Graus.

"Não pretendo desvincular minha imagem da cidade do Rio de Janeiro, até porque seria impossível, pois minha identidade artística e musical passa necessariamente por viver e ser daqui. Mas como o disco fala sobre a vida nas metrópoles brasileiras, tornou-se quase obrigatório para mim fazer uma música em homenagem a maior cidade desse país", afirma.

Os fãs cariocas não precisam ficar enciumados. O Rio de Janeiro é reverenciado em duas canções no disco – Sou da Cidade e Baile da Pesada. "Sou da Cidade não é necessariamente sobre o Rio, mas sobre qualquer cidade grande, inclusive o Rio. Já Baile da Pesada, que eu compus com o Rodrigo Maranhão (do grupo Bangalafumenga), é uma homenagem aos bailes funks e ao Big Boy (falecido radialista e organizador de bailes soul no Rio da década de 70)", adianta Fernanda, que também assina parcerias com Lenine e Lucas Santtana.

Convidados ilustres
A cantora vai manter a mesma fórmula de sucesso dos discos anteriores – funk e soul misturados com ritmos brasileiros (principalmente o samba), amparados pela sempre cuidadosa produção de Liminha e Chico Neves. "Trabalho com eles há mais de 10 anos. São dois produtores de estilos diferentes, mas que sempre enriqueceram o meu trabalho", diz Fernanda, que terá dois ilustres convidados na faixa Roda Que Se Mexe (de Suely Mesquita e Rodrigo Campello): Gilberto Gil e João Donato.

Uma das estrelas nacionais da primeira edição do Rock in Rio, em 1985, quando era backing vocal da Blitz, Fernandinha – ao contrário do que foi noticiado – ainda não confirmou sua participação na programação teen da terceira edição do festival, que vai ocorrer em janeiro. A cantora foi escalada para a mesma noite do grupo N’Sync e da cantora Britney Spears, ídolos do público infanto-juvenil. "Eu ainda não fui confirmada, estamos em negociações", desconversa.

Leia ainda: