Festival off-Globo cria site de apoio

Gravadora especializada na venda de CDs em bancas de jornais organiza festival apoiado por site, tentando ampliar rotas da distribuição alternativa.

Vicente Tardin
14/08/2000
Enquanto a Rede Globo já está pronta para levar ao ar o seu Festival da Música Brasileira, uma atração equivalente em escala muito menor também se organiza, misturando internet com apresentações ao vivo.

Para divulgar a Festa da Música, já está no ar um site para servir de apoio às apresentações de músicos iniciantes e experientes, de várias estilos e regiões do país. São cerca de 60 inscritos, entre eles Família Roitman, Farofa Carioca, Vanessa Barum e Ju Cassou.

Trata-se de uma promoção da Panela Music, microgravadora especializada em venda de CDs pelas bancas de jornais e dirigida pelo músico Pierre Aderne. A idéia é divulgar o evento disponibilizando no site as músicas para download. O festival não tem clima de competição e acontecerá semanalmente no Garden Hall, no Rio de Janeiro, a partir de 7 de setembro.

Aderne e o também compositor Lula Ribeiro, os organizadores, estão testando a fórmula site e espetáculos. Proporcionando palco e telas para os artistas, sem interferências, esperam mais tarde poder distribuir novos discos pelas bancas e pela internet e tornar os canais alternativos mais navegáveis.

Como a Panela Music, outras gravadoras independentes encontram um momento propício ao crescimento contando com o poder de distribuição da internet. Sem muitas oportunidades no rádio e na televisão e pouca presença nas lojas, a venda de CDs também pode ser impulsionada por informações mais amplas sobre os artistas e as músicas divulgadas por download e streaming.

Leia também:
NetRecords vai dar o MP3 para vender o CD
Trama estréia portal na internet em setembro
Em cinco anos a internet vai vender 25% da música nos EUA