Filtragem está afetando audiência do Napster

Pesquisa de audiência revela que parte do público que freqüenta o Napster está migrando para outros serviços gratuitos

CliqueMusic
30/04/2001
O Napster, serviço gratuito de troca de música online, perdeu cerca de 20% de seus usuários no mês de março em relação ao mês anterior.

Segundo a Jupiter Media Metrix, houve queda de audiência do site, que em março recebeu 12 milhões de visitas. Em fevereiro foram 15 milhões e em janeiro 13 milhões. A diminuição ocorreu depois que o serviço passou a filtrar mais seriamente as canções protegidas por direitos autorais, de forma a impedir que sejam encontradas pelos usuários, conforme determina uma ordem judicial.

Ainda de acordo com o relatório da empresa que pesquisa a audiência na internet, o tráfego em sites que oferecem serviços similares, como Aimster e Bearshare, cresceu bastante no período, o que permite supor que há uma grande migração de usuários como efeito direto da redução de músicas disponíveis.

Leia também:
1 milhão de lares brasileiros usaram o Napster em fevereiro