Gil, Milton e a MPB se curvam a John Lennon

Dupla grava Imagine em tributo que trará a última gravação de Herbert Vianna antes do acidente

Bernardo Araujo
31/08/2001
Um dia, no ano passado, o produtor e pesquisador musical Marcelo Fróes esbarrou no guitarrista e produtor Celso Fonseca, que havia acabado de abrir um selo, o Geléia Geral. Celsinho perguntou se Fróes teria alguma idéia de um projeto musical e teve que se esforçar para compreender o que o amigo dizia, baixinho: “Um tributo a John Lennon. Mas é um tributo diferente, não fique nervoso”. Celso não deu sinal de tributofobia, ouviu e gostou da idéia : artistas brasileiros cantando canções do ex-Beatle, principalmente de sua fase solo, do fim dos anos 70 até 1980, quando foi assassinado. Na última quinta-feira, no estúdio do Geléia Geral, Gilberto Gil gravou sua parte em Imagine, eternizando a versão que abriu o Rock in Rio 3, em janeiro. Milton Nascimento fará sua parte na próxima semana, e aí faltarão apenas detalhes para a finalização.

"Só estamos esperando as músicas da Zélia Duncan e do João Barone, com a Kátia Bronstein, que já virão prontas e mixadas", diz Celso. Segundo os produtores, metade do disco foi gravada no estúdio do Geléia no Leblon e a outra metade em diferentes lugares, especialmente nas casas dos artistas. Uma das faixas favoritas de Marcelo é I Know I Know, possivelmente a última gravação de Herbert Vianna antes de sofrer o acidente de ultraleve. O cantor dos Paralamas tocou, cantou e produziu sozinho, em casa.

Ainda é possível que o disco ganhe um aval oficial: a participação de Sean Lennon, que gravou Julia com o Quarteto em Cy. No entanto, o filho caçula de John ficou de finalizar a faixa em casa, em Nova York, e até hoje não enviou a fita. "Ele nem tem respondido aos nossos e-mails", diz Marcelo, que chama Sean de “o pequeno Buda”. "Ele brigou com a Yuka Honda, sua namorada, aqui no estúdio, durante a gravação. Acho que acabou tomando antipatia pela música. Ou é o tarô, sei lá."

Yuka, no entanto, não ficou melindrada: ela preparou um remix de Give Peace a Chance (cantada pelo ex-Mutante Arnaldo Baptista) com participação de sua banda, a Cibo Matto. A faixa deve entrar como bônus no CD. Na quinta-feira, Gil não levou mais do que algumas passagens para gravar a voz em Imagine sobre a base de Celso, Arthur Maia (baixo), Jorge Gomes (bateria) e outros. "Fizemos mais ou menos igual ao original, não há como mudar Imagine", diz Celso. Gil concorda: "Imagina, essa música é para ser cantada na escola, na aula de canto orfeônico."

Ele é um dos poucos brasileiros que podem se gabar de ter visto uma apresentação de Lennon e Yoko Ono. Foi em 1969, no Lyceum de Londres. "Foi fantástico, havia um saco no palco que a gente não entendia" diz ele. "Uma hora ele se abriu, a Yoko saiu de dentro dele e foi berrar no microfone. Nós, que na época adorávamos estar fora dos padrões, fomos ao delírio."

A lista de músicas e quem canta o quê
Imagine: Gilberto Gil e Milton Nascimento. Give Peace a Chance: Arnaldo Baptista com Charles Gavin e Andreas Kisser. Instant Karma!: Lobão. I Know I Know: Herbert Vianna. Bless You: Tony Platão. Mind Games: Nando Reis. How Do You Sleep?: Paulinho Moska. Nobody Loves You: Celso Fonseca. Mother: Zeca Baleiro. Look At Me: Zélia Duncan. God: Zé Ramalho. Beautiful Boy: Lulu Santos. Woman Is the Nigger of the World: Cássia Eller. Give Peace a Chance: Arnaldo Baptista (remix de Yuka Honda com Cibo Matto). Julia: Sean Lennon & Quarteto em Cy (esta faixa pode não entrar).