Grandes portais aproveitam carisma de popstars
AOL Time Warner, MSN e Yahoo disputam palmo a palmo audiência e novos assinantes nos EUA. Todos usam cantores famosos para atrair público e tentar gerar receita com base na música
Paulo Rebêlo
15/05/2001

O Yahoo é a primeira empresa puramente internet a oferecer música paga por download em parceria com gravadoras. A MSN (Microsoft Network, que nos Estados Unidos provê acesso) lançou, há pouco, o MSN Music. No andar superior, a AOL Time Warner, leviatã das mídias, segue o mesmo caminho com o Spinner.
As novas estratégias de marketing começam a aparecer e buscam popularizar o serviço de música paga e atrair novos assinantes.
Recentemente, a MSN realizou um bate-papo com Janet Jackson. O chat foi aberto a todos, mas apenas os assinantes do portal puderam comprar entradas antecipadas da próxima turnê da cantora. A America Online, na mesma linha, oferece entradas exclusivas aos assinantes. A grande vantagem da AOL sob as concorrentes é o acervo de artistas da Warner Music.
Para a maioria dos analistas da indústria, 2001 é o ano decisivo para solidificar a imagem da web como solução comercial e viável à música. Ao encontrar parcerias de conteúdo e shows musicais, os usuários/assinantes podem começar a perceber, paulatinamente, que a febre de música gratuita acabou.
MSN e AOL fazem uso de promoções semelhantes há anos, mas somente agora elas ganham força e popularidade. Grande parte, ao que tudo indica, conseqüência da redução de opções do Napster e o pouco crescimento no número de usuários das soluções alternativas, como Gnutella, iMesh, Audio Galaxy, WinMX etc.
Em novembro/2000, a MSN obteve muito sucesso entre os usuários ao lançar um site exclusivo ao grupo N’Sync, com boletins exclusivos, fotos autografadas e vídeos. Melhor (ou pior, depende do ponto de vista...) ainda, os assinantes puderam fazer o download de versões estilizadas, à lá N’Sync, do MSN Messenger e Windows Media Player. A empresa não revela a quantidade exata de pessoas que fecharam contrato de assinaturas com o portal naquela época.
Não obstante a impressão de a Microsoft estar na frente no que tange às promoções musicais, a MSN ainda não divulgou parceria ou nenhum tipo de colaboração das cinco principais gravadoras. O Yahoo, por exemplo, tem a participação da Universal e da Sony no Duet.
A jogada está dando certo. Na última promoção da AOL Time Warner, por exemplo, milhares de usuários ficaram sem entradas para uma apresentação de Madonna. Quer dizer, a demanda foi muito maior do que a oferta. Motivo suficiente para animar os brios dos portais e de investidores.