Intel lança player MP3 e WMA

Novo produto é forte na memória e sinaliza a entrada do fabricante de chips no mercado de eletrônicos de consumo

Vicente Tardin
03/01/2001
A Intel, maior fabricante de processadores do mundo, vai começar a vender nos Estados Unidos em fevereiro um player portátil digital compatível com arquivos MP3 e Windows Media.

O novo aparelho, chamado Pocket Concert Audio Player, traz também um sintonizador FM (por que não?) e memória suficiente para guardar até 4 horas de música. É o primeiro aparelho do gênero nesta faixa de preço com 128 Mb de memória.

O player usa duas pilhas AA e custará US$ 299 nos EUA (não há previsão de lançamento para o Brasil). Com mais US$ 50 o usuário leva um kit com o Stereo Dock, um adaptador que permite conectar o player a um sistema de som ou um PC ou mesmo ao som do carro. O aparelho da Intel é mais caro do que a maioria dos concorrentes, mas tem na memória uma forte vantagem.

O lançamento confirma que a Intel está se posicionando também como fabricante de produtos eletrônicos para o mercado doméstico e pretende cumprir a média de um lançamento por mês este ano. Outros aparelhos a serem lançados serão o Chat Pad e o Web Tablet, equipamentos compactos para enviar e-mails e acessar a internet. Recentemente foram lançados brinquedos que podem ser conectados ao PC, câmeras digitais e dispositivos sem fio.

Mas por que o fabricante de chips vai competir com gigantes do consumo, como a Sony? Fora dezenas de outros fabricantes asiáticos, experientes em montagem e redução de custos?

A Intel procura levar sua marca para outros mercados além do computador porque há uma expectativa da indústria de que o consumidor irá gastar bastante em aparelhos com poder de processamento nos próximos anos. Atuando neste novo mercado, o fabricante de certa forma faz um seguro de vida, enquanto trabalha para manter a pertinência do PC no coração da mídia digital – que envolve hobbies domésticos como música, cinema, vídeo e fotografia.

No caso de player MP3 e WMA, uma vantagem inicial para a Intel é que ela própria fabrica os chips de memória flash, que armazenam o áudio. A maior parte dos custos do aparelho ficam por conta destes chips e da interface USB, que é importante para simplificar a conexão com o PC e também é produzida pela Intel.

Fabricando a parte principal destes equipamentos, a Intel está investindo e testando a sua expansão - de fabricante de componentes a fabricante de produtos completos. A empresa já possui canais de distribuição estabelecidos com as revendas de informática, mas precisa ainda atingir um segmento mais amplo de mercado.

Se a intenção é tornar-se um dos principais fabricantes do setor de eletrônicos de consumo, o que é difícil, a Intel certamente continuará fazendo bom negócio como fornecedora de componentes para outros fabricantes, com boas margens de lucro.

A estratégia é dar força à convergência do computador com outros produtos para comunicação e entretenimento, o que ajuda a aumentar a demanda pelos chips mais potentes que fabrica. Por conta disso o consumidor pode esperar o lançamento de produtos bastante interessantes para os próximos meses.

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