João Gilberto leva o Grammy de world music

Papa da bossa nova é o quarto brasileiro consecutivo a ganhar o prêmio na categoria. Ivan Lins, que concorria indiretamente a dois Grammy por disco-tributo, levou um

CliqueMusic
21/02/2001
Pela quarta vez consecutiva, o Brasil ganhou o Grammy de melhor disco de world music. O resultado, anunciado agora à noite, em Los Angeles, é de que o álbum João Voz e Violão amostras de 30s, de João Gilberto, foi o vencedor na categoria, sucedendo Caetano Veloso (em 2000, por Livro), Gilberto Gil (em 99, por Quanta Live) e Milton Nascimento (em 98, por Nascimento).

Na grande festa de premiação da indústria fonográfica americana, outro brasileiro – Ivan Lins – havia sido indicado indiretamente, por causa do álbum-tributo A Love Affair – The Music of Ivan Lins amostras de 30s. Com duas indicações, ele levou um prêmio: o cantor inglês Sting ganhou o Grammy de melhor performance vocal masculina por She Walks This Earth, versão de Soberana Rosa. Já o falecido saxofonista Grover Washington Jr., que havia sido indicado para o prêmio de melhor performance instrumental pop por Camaleão, do mesmo disco, acabou perdendo para Caravan, da Brian Setzer Orchestra.

De Tóquio, onde está fazendo uma série de apresentações no Blue Note, Ivan Lins falou sobre o que achou do Grammy: "Para mim está é uma premiação para o país, para levantar sua auto-estima. É como ganhar um jogo na casa do adversário. É nossa música ganhando no país deles. Essa vitória não é só minha, é de todos os artistas, compositores e do povo brasileiro." Este é o sexto Grammy que o músico recebe indiretamente. George Benson, Quincy Jones, Dave Grusin & Lee Ritenour e Manhattan Transfer já foram premiados por discos com músicas de Ivan.

E mais uma boa notícia para o Brasil: o disco Dreams Of A World, da violonista Sharon Isbin, que traz composições de Egberto Gismonti (Água e Vinho) e Thiago de Mello (Varre-Vento) ganhou o Grammy de melhor performance de solista instrumental (sem orquestra).